NiTfm live

Teatro e exposições

Há um teatro histórico português à venda no OLX

O edifício foi construído em 1854, é um dos mais antigos de Portugal, e está a precisar de obras.
A foto é meramente ilustrativa.

A construção começou em 1854 e o Teatro Portalegrense, no centro histórico de Portalegre, é um dos edifícios do género mais antigos de Portugal. Agora, e depois de vários anos com a estrutura degradada e a precisar de obras, está à venda no OLX por 350 mil euros — o equivalente a um T1 novo no centro de Lisboa.

Sempre pertenceu a proprietários privados e, nos últimos anos, o espaço acolhia a sede do Grupo Desportivo Portalegre. Chegou também a ser usado como templo pela Igreja Universal do Reino de Deus. A inauguração aconteceu em 1858, com a peça “O Alfageme de Santarém”, e o Teatro Portalegrense funcionou ainda como cinema.

Está a precisar de obras profundas.

Com mais de dois mil metros quadrados, tem uma área de plateia, três balcões, além de arrecadações, um bar, salas de anexo e, claro, o palco. Tem camarotes, escadas em granito e frescos no teto. O interior em madeira tem sido restaurado ao longo dos anos.

O projeto de arquitetura foi pensado por José de Sousa Larcher, que se inspirou no Teatro Nacional D. Maria II, inaugurado poucos anos antes, em 1846. Foi o primeiro teatro de Portalegre e atualmente é o sexto mais antigo em Portugal.

A primeira peça de José Régio, que foi professor no Liceu de Portalegre, estreou aqui — “Sonho de uma Véspera de Exame” foi interpretada em 1935 por vários alunos finalistas daquela escola.

Foi inaugurado em 1858.