NiTfm live

Teatro e exposições

Gosta de fotografia? Então vai adorar a nova galeria de Campo de Ourique

Chama-se 2.8 Gallery, pertence a dois franceses e quer promover artistas emergentes.
É exclusivamente dedicada à fotografia.

Se máquinas fotográficas, lentes, rolos e o Photoshop são os seus melhores amigos, o sítio a que tem de ir chama-se 2.8 Gallery, a nova galeria de arte de Lisboa. Fica em Campo de Ourique e foi inaugurada a 18 de abril.

A exposição de abertura é da autoria do fotógrafo italiano Stefano Marchionini. Tem imagens de paisagens, mas também retratos e alguns pormenores — como umas flores e uma vela a arder. Estes trabalhos custam entre os 400€ e 1500€, já com as molduras. A entrada na galeria é livre.

“O objetivo é promover o trabalho de artistas emergentes e jovens que não costumam ser tão divulgados”, explica à NiT um dos donos do espaço, o francês Alexandre Thevenet. “Não importa o tipo de fotografia, é sempre uma escolha pessoal com curadoria nossa, simplesmente com base na qualidade do trabalho.”

A ideia é serem realizadas entre duas a três exposições por ano. “Gostava que a próxima fosse de um artista português”, conta Alexandre Thevenet. O francês de 31 anos era assistente de fotografia em Paris até se mudar para Londres, no Reino Unido, onde trabalhou no mercado das galerias de arte.

“Queria criar a minha própria galeria, mas o mercado em Londres era muito difícil. Lisboa é mais relaxado e descontraído.” Mudou-se para a capital portuguesa há dois anos — já tinha cá família próxima desde o início dos anos 2000 — e demorou algum tempo até encontrar o espaço certo.

“O mercado imobiliário em Lisboa está muito difícil e queríamos o sítio ideal para o projeto.” Descobriram este local em Campo de Ourique, que estava vazio, embora Alexandre Thevenet desconfie que antigamente era uma loja de vinhos. A sua sócia é a também francesa Betty Rose. Conheceram-se neste mercado das galerias há vários anos.

“Campo de Ourique tem muitos turistas e pessoas a passear na rua. Queríamos que encontrassem a galeria por acaso.”

O espaço sofreu algumas obras para fortalecer as paredes e pintá-las, além das alterações na decoração. Carregue na galeria para conhecer melhor a 2.8 Gallery.

localização, contactos e horários

morada
  • 2.8 Gallery [ver mapa]
    Rua Coelho da Rocha, 81, Lisboa
    1350-303 Lisboa - Portugal
    localizações
    Lisboa, Campo de Ourique
site e redes sociais
horários
  • Das: 11:00
  • Às: 14:00
  • Das: 16:00
  • Às: 19:00
  • Sábados das: 14:00
  • Às: 19:00