NiTfm live

Teatro e exposições

GaiaShopping tem uma exposição de balões gigantes — e é super instagramável

A "Balloon Festival" é uma instalação da artista Maria Imaginário. Fica no centro comercial até 30 de junho.
Colorido e gigante.

É um facto: cada vez mais pessoas escolhem os sítios onde vão passear a pensar nas fotografias maravilhosas que podem tirar e partilhar nas redes sociais. Sim, porque se não documentar no Instagram, é como se nunca tivesse acontecido. Certo?

Se um local é instagramável significa que vai ficar mesmo bem no feed e vai ser capaz de fazer aquela inveja boa aos seus amigos. O melhor de tudo é que estão sempre a aparecer mais sítios destes — atrativos e cheios de cor — e que têm mesmo de ficar registados em fotos. 

O espaço mais recente fica no GaiaShopping, em Vila Nova de Gaia. Chama-se “Balloon Festival” e é a maior exposição interativa e instagramável do centro comercial. A instalação está dividida em espaços diferentes, com objetos de grande dimensão e impacto visual. Todos eles foram imaginados e desenhados pela artista plástica Maria Imaginário.

A exposição pretende, como refere o comunicado, “relembrar a importância de sermos felizes e nunca deixarmos de dar asas à nossa imaginação”. A peça principal, “O Três Cabeças” está na Praça Central do piso 0 do GaiaShopping. Esta peça, a maior da exposição, é composta por três balões gigantes e cheios de cor.

Por baixo desta peça principal está uma piscina de bolas, perfeita para entreter os miúdos enquanto tira umas fotografias para as redes sociais. O objetivo, segundo a artista, foi criar “um reflexo colorido de toda a obra e convidar a mergulhar nos melhores sonhos”.

A piscina para os miúdos.

“Quando comecei o desenvolvimento destas instalações procurei criar sensações e transmitir emoções a quem as visita. Quis sensibilizar, gerar lembranças, apelar à simplicidade, à alegria das pessoas”, conta à NiT Maria Imaginário, a artista convidada. 

Num dos corredores do piso 0 do centro comercial encontra a segunda parte desta exposição: a instalação “Arco-íris”. Ela torna o corredor super colorido com os seus seis arcos insufláveis.

“É muito importante estar presente num local onde passam diariamente centenas de pessoas, de todas as idades, fazendo assim com que o nosso trabalho tenha um impacto muito positivo no dia a dia de todos que visitam o GaiaShopping”, acrescenta Maria Imaginário.

Os arcos no corredor do piso 0 do GaiaShopping.

A 15 de junho, sábado, inaugura a última instalação da “Balloon Festival” — o “Vortex”. Neste colorido insuflável, o público é convidado a circular à volta dos vários hexágonos para poder visualizar corretamente os diferentes ângulos e encontrar todas as personagens que compõem a instalação.

Com acesso gratuito, a “Balloon Festival” pode ser visitado até ao final do mês de junho, dia 30, na Praça Central e nos corredores do Piso 0 do GaiaShopping. O horário é o mesmo do centro comercial: de segunda a domingo (das 10 às 23 horas) e às sextas e sábados (das 10 à meia-noite).

Este artigo foi escrito em parceria com a Sonae Sierra.