NiTfm live

Teatro e exposições

Porto vai receber um festival internacional de arte

Festival Mexe arranca no dia 13 de setembro, sexta-feira. Vai ter cinema, dança, oficinas, música, exposição e performances.
Traz arte às ruas e às salas de espetáculo da cidade.

A 5.ª edição do Mexe — Encontro Internacional de Arte e Comunidade promete colocar o Porto a mexer. Entre os dias 13 e 22 de setembro, há cinema, dança, oficinas, conversas, palestras, marchas, música, exposições e performances pelas ruas e por 22 salas de espetáculos da cidade.

A ideia é promover o debate em torno da construção de espaços de criação, participação e cidadania em tempos de instabilidade política e social. Envolvendo mais de 400 pessoas, 27 grupos vindos de 6 países, o Mexe reserva ainda um lugar especial para a criação artística africana, latino-americana e do sul da Europa.

O primeiro fim de semana do evento, de 13 a 15 de setembro, é dedicado ao cinema documental. Ao todo, serão exibidos sete documentários, na sua maioria em estreia nacional. Os temas revelam processos e práticas artísticas que se relacionam com educação e cidadania. As sessões ocorrem sempre no Cinema Trindade e na Associação de Moradores da Lomba, e vão ser seguidas de uma conversa com os realizadores.

Ao longo da semana, o Jardim de São Lázaro vai receber uma programação musical variada, conversas com o público e a produção de uma fanzine diária. Entre os destaques, está a estreia da peça “Isto é um Negro?”, no dia 21 de setembro, que pergunta o que é ser negro no Brasil e tenta construir estratégias de questionamento sobre a perpetuação do racismo estrutural. Outra novidade é o “Synectikos”, um espetáculo de dança contemporânea feito com bailarinos com síndrome de Down. A apresentação está marcada para o dia 20 de setembro, às 21 horas, no Teatro Carlos Alberto (TECA).

Esta edição tem acesso gratuito a praticamente todos os eventos e interpretação em Língua Gestual Portuguesa com a pretensão de reforçar a importância da democratização da cultura. A programação completa pode ser consultada no site do festival, em mexe.org.ptoficial.