NiTfm live

Teatro e exposições

Festival Internacional da Máscara Ibérica está de volta a Belém

Caretos, workshops, concertos e exposições fotográficas fazem parte da 14.ª edição do evento.
São mais de 50 grupos de máscaras.

Este fim de semana o Jardim da Praça do Império, em Belém, Lisboa, enche-se de máscaras, pelo que é possível que apanhe alguns sustos se decidir ir até lá este sábado, 18 de maio, e domingo, dia 19.

A culpa é do Festival Internacional da Máscara Ibérica (FIMI) que ocupa esta zona da cidade, trazendo consigo toda a espécie de tradições portuguesas, mas também espanholas e sul americanas.

Workshops, exposições, danças tradicionais, espetáculos de música, ateliers de artesanato, animação infantil e ainda animação de rua são algumas das atividades que encontra por lá.

Este sábado, pelas 16h30, está agendado o ponto alto do festival: o Grande Desfile da Máscara Ibérica, que este ano contará com mais de 50 grupos de máscaras e cerca de 700 participantes. 

O Palco Ibérico volta a trazer ritmos folk de raiz tradicional europeia. Além destas atuações, há um palco secundário dedicado às performances de grupos de cultura tradicional e animação infantil.

Estão ainda programadas várias atividades no âmbito do evento, com especial destaque para as duas exposições fotográficas sobre a máscara — “Desfile com a Máscara, Lisboa 2019” e “Por detrás da Máscara” — no Centro Cultural Casapiano, uma iniciativa que pretende destacar o património da Máscara.

O evento tem entrada livre e está disponível até domingo partir das 10h30 em Belém.