NiTfm live

Teatro e exposições

Exposição contemporânea de Maria Mergulhão está a chegar ao Algarve

"Messages in a Bottle" é inaugurada a 5 de dezembro no Museu Municipal de Faro. Fica por lá até 23 de fevereiro.
São pintadas em spray.

O Museu Municipal de Faro, no Algarve, vai receber a mais recente obra de Maria Mergulhão. “Messages in a bottle” é o nome da nova exposição da artista plástica portuguesa que pode visitar gratuitamente de 5 de dezembro a 23 de fevereiro.

Este trabalho de Maria Mergulhão abrange pintura, poesia e instalação, com recurso a clichés da música pop. A artista procura interrogar-se sobre o papel do plágio no mundo da arte, criando várias histórias, mitos e lendas à sua volta.

As pinturas de tamanho grande, pintadas a spray e com tons bem vivos, revelam palavras ou frases emotivas e de carácter pessoal. Maria Mergulhão procura expor temas sociais, através da utilização de cores expressivas e palavras ou frases de caráter obsessivo e confessional. Para isso, a artista recorre às técnicas do grafitti, em contraste com o uso de figuração, pintura abstrata e texto.

Maria Mergulhão nasceu em Lisboa em 1993 e mudou-se para Londres, Reino Unido, em 2010, onde estudou Fine Arts na faculdade de Goldsmiths, na University for Creative Arts. Em 2016 voltou para Portugal, onde trabalha e escreve no seu estúdio nos arredores de Lisboa. Define-se como “uma confessional artist”, que utiliza as suas obras como uma espécie de diário desde 2014.