NiTfm live

Teatro e exposições

Estação Viana Shopping tem uma instalação artística para celebrar o amor

Chama-se "Amor Minhoto" e é a maior peça em impressão em 3D do País. Faz parte do projeto "Pulsar Viana".
Fica na entrada sul do shopping.

Da próxima vez que for às compras no Estação Viana Shopping, em Viana do Castelo, não se esqueça de passar pela zona exterior da entrada sul. É lá que vai encontrar a maior instalação artística construída em impressão 3D feita em Portugal. Chama-se “Amor Minhoto” e é uma criação de Pedro Amaral Ribeiro. 

A instalação faz parte do projeto “Pulsar Viana” — o programa cultural do Estação Viana Shopping — e vai estar no centro comercial até dia 30 de outubro. É inspirada na ligação da cidade com o tudo o que representa o amor. “A referência ao amor é algo que está inerente a Viana do Castelo. O coração é um dos símbolos da cidade, a par dos trajes regionais e da sua romaria”, explica à NiT Pedro Amaral Ribeiro.

A instalação tecnológica “Amor Minhoto” mistura diferentes tipos de arte: a escultura, a pintura e a arquitetura; mas também a música e a luz. Demorou cerca de cinco meses a estar completamente pronta e foram precisas três mil horas de trabalho de impressão 3D, 4648 LED e 350 metros de cabo elétrico. 

O cenário é ainda constituído por um painel de 356 cubos 3D, retro iluminados e coloridos, com imagens icónicas da cidade de Viana do Castelo. Tornou-se, assim, na maior peça em impressão em 3D do País.

“A instalação tem um coração com uma porta e uma janela — sendo uma referência a um abrigo. Lá, está um casal: ela à janela, enamorada, e ele sentado, a olhar para ela. Ambos estão vestidos com o traje da região, numa versão estilizada. A associação do seu amor à sua terra, o Minho, criou o nome da peça”, conta o responsável pela peça artística.

O público terá a possibilidade de interagir com a peça através de um painel de controlo onde será possível mudar as cores e efeitos de luz da composição. Mas também no verso da peça, os visitantes serão convidados a interagir e desenhar, aproximando-se e envolvendo-se com a peça que tem como foco principal a cocriação.

Interaja com a peça.

O objetivo principal do artista foi criar uma peça para que as pessoas se identificassem com ela, uma vez que há inúmeras referências à cultura da cidade e à região minhota. 

“Ao longe o que sobressai é o coração, mas à medida que se vão aproximando há outros detalhes que vão sobressaindo. Só muito próximo é que conseguem percepcionar que cada cubo tem uma fotografia da cultura da cidade — da autoria de Rui Carvalho e Guadalberto Boa-Morte — ou que no verso têm intervenções pintadas de Cipriano Oquiniame e João Cristino”, conta Pedro Amaral Ribeiro.

Os pormenores.

Todos os dias, a instalação recebe um espetáculo incrível de luzes e som, “Um Amor de Outro Mundo”, às 21h30. João Gigante é o artista responsável pela sonoplastia original da peça artística.

“Amor Minhoto” estará presente na entrada sul do Estação Viana Shopping, junto à Estação de Caminhos de Ferro, até 30 de outubro, quarta-feira.

O “Pulsar Viana” é o projeto cultural do Estação Viana Shopping. Existe desde 2016 e tem como objetivo aproximar a comunidade local e celebrar as tradições culturais das regiões de Viana do Castelo e do Minho. O shopping pretende tornar-se no ponto de encontro da arte, cultura e tradição.

Este artigo foi escrito em parceria com a Sonae Sierra.