NiTfm live

Teatro e exposições

Foi divulgada mais uma obra de Banksy (e é dedicada ao Natal)

Chama-se “A Cicatriz de Belém", fica na Cisjordânia e tem objetivo marcadamente político.
Na Palestina.

Em abril de 2017, Banksy abriu o hotel Walled-Off, em Belém, na Cisjordânia. Esta sexta-feira, 20 de dezembro, a sua mais recente obra foi exposta mesmo lá à porta. Chama-se “A Cicatriz de Belém” e tem as figuras do presépio numa pequena mesa com alguns animais.

Por trás, em género de cenário, está um muro perfurado por um obus, que foi construído por Israel em prejuízo dos palestinianos. Em declarações aos jornalistas, Wissam Salsaa, diretor do hotel, explicou o objetivo da obra. “Simboliza uma ‘cicatriz da vergonha’. A vergonha por todos os que apoiam o que se passa na nossa terra, todos os que apoiam a ocupação ilegal.”

Com bastante simbologia.

Esta foi, assim, a forma que Bansky encontrou para contribuir para as celebrações de Natal daquele país onde existe uma enorme tradição cristã.

Já no início deste mês foi divulgada outra obra do misterioso artista em Birmingham, no Reino Unido. O mural mostra as renas do Pai Natal a puxarem para os céus um banco que costuma ser ocupado pelos sem-abrigo da cidade. Leia o artigo da NiT sobre o tema.