NiTfm live

Teatro e exposições

Burning Man: uma das maiores surpresas deste ano é uma mulher a sair de um ovo

Chama-se “Mariposita” e tem mais de seis metros de altura. É uma criação do artista americano Chris Carnabuci.
O festival arrancou a 25 de agosto.

Definir o Burning Man não é uma tarefa fácil. O festival que acontece em Black Rock City — uma cidade montada de propósito no deserto do Nevada, nos EUA, durante uma semana — é uma espécie de caos artístico.

Não tem propriamente um cartaz ou uma programação certa. É antes uma comunidade livre, associada ao movimento hippie e que também faz lembrar o cenário dos filmes pós-apocalípticos “Mad Max”. Tem exposições, artes performativas e música, entre várias outras atividades e instalações artísticas.

O projeto inicial de “Mariposita”.

A edição de 2019 arrancou no domingo, 25 de agosto, e prolonga-se até terça-feira, 3 de setembro. O grande tema deste ano são as metamorfoses.

Uma das maiores surpresas das várias instalações artísticas é “Mariposita”, uma escultura do americano Chris Carnabuci. Tem 6,5 metros de altura e está instalada no deserto do Nevada — embora não esteja exatamente igual ao que fora projetado.

A ideia de Carnabuci teve origem noutro trabalho seu. Em 2014, criou “Fertility”, uma peça bastante mais pequena que fez parte de uma exposição centrada em ovos criados por artistas. Desde essa altura que Chris Carnabuci quis fazer algo do género numa escala muito maior (e já a pensar no Burning Man).

burning man
Chris Carnabuci colou milhares de pedaços de madeira.