NiTfm live

Teatro e exposições

As novas noites de stand-up de Lisboa estão no Cais do Sodré

Há open mic todas as sextas-feiras para os que queiram testar material.

A primeira aconteceu a 30 de novembro.

Depois de oito anos a viajar e a viver em várias cidades do mundo, a humorista Catarina Matos voltou a Portugal para criar as novas noites de stand-up comedy de Lisboa. A primeira sessão Cais a Rir aconteceu a 30 de novembro.

Guilherme Ludovice, Rui Mirama, Pedro Custódio, Eduardo Marques, João Pinto e Miguel Neves foram os primeiros a participar nesta nova iniciativa.

Estes espetáculos acontecem todas as sextas-feiras no clube Roterdão, no meio da Rua Cor-de-Rosa do Cais do Sodré. “Lisboa cresceu e ficou mais diversa. É uma capital europeia e merece ter a movida de Madrid, o encanto de Paris e o atrevimento de Berlim”, explica Catarina Matos.

A ideia é dinamizar um circuito de stand-up comedy na capital portuguesa e criar um laboratório de comédia. A peculiaridade destas sessões é que têm um palco aberto a todos.

Foi assim na última sexta-feira.

Servem para comediantes profissionais irem testar material, mas também para amadores apresentarem as suas piadas em sets de cinco minutos.  

Na realidade, qualquer pessoa com um texto preparado pode subir a palco e apresentá-lo, em formato de open mic. Vai haver improviso, performances musicais e até humor em forma de roast — porque não? Os nomes no cartaz são sempre apresentados durante a semana.

“O maior objetivo desta noite é dar espaço e divulgar a arte do humor. Algumas noites terão a curadoria de nomes consagrados do humor nacional, que farão as suas apostas subir a palco”, diz Catarina Matos.

A entrada para estes espetáculos no Roterdão custa 5€ e as atuações começam pelas 22h30, sendo que as portas abrem às 22 horas. Não há reservas, por isso convém chegar cedo — só há 40 lugares sentados.

Vai haver uma pausa para o Natal: ou seja, não irá haver stand-up a 21 e 28 de dezembro, além de 4 e 11 de janeiro. Tudo recomeça a 18 de janeiro. Catarina Matos diz à NiT que está a preparar uma outra noite de comédia, no Bairro Alto, que também deverá começar nas próximas semanas.