NiTfm live

Teatro e exposições

Já pode visitar a exposição de Joana Vasconcelos em Serralves

São mais de 30 obras da artista portuguesa — 14 delas novas. “I’m Your Mirror” foi inaugurada.
O candelabro feito de tampões está nesta mostra.

A inauguração oficial foi na noite desta segunda-feira, 18 de fevereiro, mas só a partir desta-terça, dia 19, é que está aberta ao público. Falamos de “I’m Your Mirror”, a nova exposição de Joana Vasconcelos no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto.

São mais de 30 obras da artista portuguesa — e 14 delas novas. Foi apresentada como a primeira mostra individual de um português no prestigiado Museu Guggenheim, em Bilbao, Espanha. Recebeu mais de 640 mil visitantes.

Entre as peças estão uma máscara veneziana com duas toneladas e meia, construída com 231 molduras de espelho duplo. Há também um anel solitário de três toneladas feito a partir de 112 jantes de carros e 1324 copos de cristal.

Por lá estão ainda alguns dos trabalhos mais conhecidos, incluindo “A Noiva” (um candelabro feito de tampões) ou “Pop Galo”, um enorme galo de Barcelos em azulejo e luzes LED.

“I’m Your Mirror” — que assim se chama em homenagem à cantora Nico, a voz do tema “I’ll be Your Mirror”, dos Velvet Underground — pode ser visitada até 24 de junho. Joana Vasconcelos vai estar esta terça-feira em Serralves, a partir das 18h30, para falar sobre a mostra. A entrada no museu de Serralves custa 12€ mas também dá acesso ao parque.