NiTfm live

Teatro e exposições

Banksy com chimpanzés na Câmara dos Comuns foi leiloado por 11 milhões de euros

A pintura a óleo foi vendida por um valor recorde.
Valor recorde.

Um quadro de Banksy a óleo, que representa a Câmara dos Comuns ocupada por chimpanzés foi vendido pelo valor recorde de 9,8 milhões de libras, cerca de 11 milhões de euros, na passada quinta-feira à noite, dia 3 de outubro.

A venda foi concretizada em leilão pela Sotheby’s, tendo alcançado um valor muito superior ao inicialmente esperado, já que se estimava que a obra, criada em 2009, fosse arrematada por 2,25 milhões de euros. Com 4,2 metros por 2,5 metros, o quadro do misterioso artista mostra as bancadas da Câmara dos Comuns ocupadas por chimpanzés, bem como a galeria do público.

A obra foi exposta pela primeira vez em Bristol (Inglaterra) nesse ano e foi vista por 300 mil visitantes. O “Parliament Devolved” teria, segundo a Sotheby’s, sido adquirido ao próprio Banksy em 2011 por um comprador.

Na conta de Instagram do street artist conhecido pelas suas sátiras, pode-se ler “Preço recorde para pintura de Banksy estabelecido esta noite, em leilão. É uma pena já não a ter”.

Até agora as suas obras tinham sido vendidas por menos de dois milhões de euros, sendo esta venda um verdadeiro recorde.