NiTfm live

Música

Você precisa deste vídeo na sua vida: Toy (perdão, “God Toy”) lê love tweets

A NiT procurou mas não existem comentários horríveis sobre o cantor. Toda a gente o adora, sobretudo desde que “Coração Não Tem Idade (Vou Beijar)” se tornou o sucesso deste verão.

Toy passou pela redação da NiT. Foi uma alegria.

Quando em 2016 voltou das férias nas Maldivas, Toy trazia praticamente prontos entre 12 e 14 temas, todos eles românticos. Depois atuou numa dancetaria e viu mulheres de 50, 60 ou 70 anos a dançar. Ali mesmo nasceu “Coração Não Tem Idade (Vou Beijar)”.

“Quando a compus tive a certeza de que iria ser um sucesso”, conta à NiT. Mas não foi. Os meses passaram, o músico apresentou a canção em todos os concertos do verão do ano seguinte mas ninguém parecia ligar-lhe muito. “Rosa Negra” e “Estupidamente Apaixonado” continuavam a ser as favoritas do público.

Um ano mais tarde, “Coração Não Tem Idade (Vou Beijar)” transformou-se no hit do verão de 2018, um fenómeno que o próprio compositor só sabe descrever como “estranho e repentino”.

Dos fãs que o acompanham há décadas, Toy passou a ser venerado por estudantes universitários — há três anos que faz queimas das fitas e recepções ao caloiro — mas o mais curioso é que miúdos de apenas quatro ou cinco anos sabem quem ele é e cantam a letra do início ao fim.

Para terminar este ano surreal, o cantor aceitou ser a figura principal de um roast — ou seja, vai ter vários convidados, como Jel, Rui Sinel de Cordes, Pedro Chagas Freitas ou Joana Amaral Dias, a fazerem piadas sobre ele. O evento vai acontecer a 13 de dezembro, no Campo Pequeno, em Lisboa, e ele próprio não sabe bem o que esperar. Os bilhetes custam entre 22€ e 35€ e estão à venda na Ticketline.

“Eu não sabia o que era, fiquei logo interessado à partida por isso. Espicaçou-me um bocadinho e não quero ver nenhum para poder ser autêntico. Ninguém repete um ato de amor. O segundo é sempre o segundo, não é o primeiro.”

Antes disso, Toy passou pela NiT para ler as piores coisas que as pessoas dizem sobre ele na Internet — ou, pelo menos, era essa a ideia. A verdade é que o cantor é agora adorado por toda a gente e há até quem lhe chame “God Toy” ou queira fazer t-shirts para o Natal estampadas com “Toy is my friend [o Toy é meu amigo]”. Por isso, resolvemos pedir-lhe para ler love tweets, os melhores e mais divertidos comentários que se têm feito online. 

No final, foi-se embora e despediu-se assim da redação: “Tenho 55 anos, por isso, e como se diz na minha idade: até à próstata.”