NiTfm live

Música

“Vive la France!”, vem aí uma série de espetáculos especiais na Casa da Música

A programação vai relembrar nomes icónicos como Serge Gainsbourg, Boris Vian, Henri Salvador ou Leo Ferré.
Os Zombie Zombie (foto de Marco dos Santos).

Quem conhece a Casa da Música, no Porto, sabe que existe, desde 2007, uma programação especial baseada na música de um país. Este ano, o país escolhido foi França. O programa de “Vive la France!” decorre entre os dias 10 e 19 de janeiro e inclui concertos, masterclasses, um ciclo de cinema, entre outras atividades.

No próximo sábado, 18 de janeiro, por exemplo, várias salas da Casa da Música irão relembrar nomes históricos da música francesa e apresentar projetos mais recentes de artistas franceses. JP Simões, Sensible Soccers, Zombie Zombie, DJ André Cascais, Acid Arab ou Étienne de Crécy são alguns dos cabeças de cartaz.

A noite arranca às 22 horas no Café da Casa da Música. O artista português JP Simões vai apresentar “BLEU, BLANC, ROUGE (ET NOIR)”, uma interpretação especial de temas de Serge Gainsbourg, Boris Vian, Henri Salvador ou Leo Ferré. Depois do espetáculo, a música continua com um set do DJ Analógico. A entrada é livre.

À mesma hora, mas na sala 2 da Casa da Música, vão atuar os Sensible Soccers. A banda portuguesa pretende apresentar o seu terceiro álbum, intitulado “Aurora”. Logo a seguir, vai haver sons de eletropop com os Zombie Zombie, um projeto francês com 13 anos. A entrada custa 15€ mas, se for membro do Cartão Amigo, terá 15% de desconto.

Pela meia-noite, a pista do Restaurante da Casa da Música recebe o DJ portuense André Cascais. De seguida, os Acid Arab, banda de Guido Minisky e Hervé Carvalho, vão mostrar os seus temas de inspiração oriental. Para terminar da melhor maneira, vai ainda haver uma atuação especial de Étienne de Crécy, produtor famoso no panorama internacional da música eletrónica. A entrada nesta sala custa 10€ por pessoa.

A programação do “Vive le France!” termina no dia seguinte, domingo, 19 de janeiro, com um ciclo de cinema francês proposto pelo Cineclube do Porto. Pelas 16 horas, na sala 2, será exibido um filme de 1962: “Jules et Jim“. E pelas 18 horas, na mesma sala, vai poder assistir a “Swimming Pool“, um filme de 2003.

Este artigo foi escrito em parceria com a Casa da Música.