NiTfm live

Música

O Spotify ganhou concorrência: chegou a Portugal o YouTube Music

E há também um YouTube Premium, um serviço pago mas sem anúncios e que permite ouvir música com o ecrã do smartphone bloqueado.

Há vários anos que o YouTube — apesar de ser na sua essência uma plataforma de vídeos — é um dos meios mais escolhidos para ouvir música em todo o mundo. Tenham ou não videoclip. Essa é uma aposta cada vez maior do site da Google e por isso é que foi lançado em Portugal, a 14 de novembro, o YouTube Music.

Trata-se, basicamente, de um site dentro do YouTube otimizado para ouvir música — e só com este tipo de conteúdos. É possível ver os videoclips ou ouvir o áudio — que pode ficar numa espécie de segundo plano enquanto pesquisamos por outras músicas, como acontece no Spotify.

Como é habitual, será uma plataforma personalizada e o YouTube Music vai recomendar as maiores novidades e discos que ainda não tenha ouvido de acordo com os géneros musicais favoritos de cada pessoa.

Há separadores específicos para atuações ao vivo e listas de reprodução de álbuns inteiros. Tal como no Spotify, tem dezenas de playlists — seja de “soul animado e descontraído”, “indie pop positivo”, “música clássica para trabalhar”, “jazz para ler”, “cantautores acústicos” ou “mova-se como Jagger”, entre tantas outras.

Já pode descarregar a app.

O YouTube também diz que pode procurar na caixa de pesquisa por aquelas músicas que ouviu na rádio ou na discoteca e não consegue encontrar — tente, por exemplo, “música hipster com assobio” ou “música de rap com flauta”. Mesmo que não corra bem, pode encontrar outros temas de que goste.

Além do YouTube Music, que é grátis, foi lançada uma versão premium — sem anúncios, que permite ouvir música com o ecrã do smartphone bloqueado e onde é possível fazer downloads. O serviço custa 6,99€ por mês. A app pode ser instalada em dez dispositivos diferentes, mas não tem a possibilidade de se ouvir em simultâneo.

Fora da música, também já está disponível o serviço genérico YouTube Premium, que custa 8,49€ por mês — e tem as mesmas regalias. Pode fazer downloads, ver todos os vídeos sem anúncios e ouvir música (ou podcasts) de fundo.

O YouTube Premium dá ainda acesso total aos conteúdos do YouTube Originals, onde há séries exclusivas como “Cobra Kai”, “Impulse” ou “F2 Finding Football”, entre outras. Pode experimentar este serviço gratuitamente por três meses.