NiTfm live

Música

Os 7 melhores sítios para ouvir jazz em Lisboa

Ricardo Toscano, um dos músicos do género mais falados da nova geração, fez um roteiro para a NiT.
As jam sessions acontecem aos domingos à tarde.

“O jazz nunca esteve tão vivo em Lisboa, estamos numa fase muito boa.” Quem o diz é Ricardo Toscano, músico de 26 anos que se tem afirmado como um dos maiores nomes do género da sua geração.

Era um miúdo quando recebeu como presente o seu primeiro clarinete. Mais tarde, começou a tocar numa orquestra filarmónica. Aos 13 anos, entrou no Conservatório de Música de Lisboa e aos 16 especializou-se quando começou a estudar saxofone alto na Escola de Jazz Luís Villas-Boas.

O resto da sua formação — além de outras aulas, claro — passou muito pelos pequenos palcos, as jam sessions nos clubes e bares, na vida no circuito do jazz em Lisboa, que Ricardo Toscano tão bem conhece. Madonna já foi ver concertos seus nas sessões musicais na capital portuguesa.

Em novembro do ano passado, o saxofonista lançou o primeiro álbum,  “Ricardo Toscano Quartet”. Como manda a tradição do jazz, o disco é em nome próprio mas foi tocado em grupo. Neste caso quem o acompanha é o pianista João Pedro Coelho, o contrabaixista Romeu Tristão e o baterista João Pereira. Frequentaram as mesmas escolas ao longo da adolescência e são antigos amigos.

Esta sexta-feira, 17 de maio, Ricardo Toscano vai apresentar o álbum na sala do Teatro Tivoli BBVA, na Avenida da Liberdade, em Lisboa. À NiT, promete um “alinhamento irrepetível, com uma grande dose de risco”.

Todos aqueles que forem vão poder ouvir música nova, além das composições do álbum, e uma cover especial de um tema do brasileiro Milton Nascimento. Os bilhetes podem ser comprados online e variam entre 10€ e 20€. O espetáculo começa pelas 21h30. Para assinalar e antecipar a atuação, Ricardo Toscano fez um roteiro de jazz em Lisboa para a NiT.

Carregue na galeria para conhecer os sete melhores sítios para assistir a concertos deste género musical na cidade.