NiTfm live

Música

Do Cabo Espichel ao Mosteiro da Batalha, Madonna lança vídeo gravado em Portugal

O novo single da cantora, "Dark Ballet", aposta em símbolos cristãos e critica a obsessão pela fama.
O protagonista é o rapper Mykki Blanco.

Mais uma música inédita de “Madame X” foi lançada esta sexta-feira, 7 de junho. “Dark Ballet” faz parte do novo álbum de Madonna que vai ficar disponível a partir de 14 de junho. Juntamente com o single, a cantora publicou um videoclip oficial protagonizado pelo rapper Mykki Blanco e gravado em Portugal.

O universo das filmagens gira em torno da religião. Tudo indica que entre os cenários escolhidos estão o Mosteiro da Batalha, em Leiria, e o Santuário do Cabo Espichel, em Sesimbra. As gravações ocorreram no máximo segredo e tiveram inspiração na história da heroína Joana d’Arc — canonizada pelos seus feitos durante a Guerra dos Cem Anos. No vídeo, a figura francesa é interpretada por Mikky Blanco, ativista LGBTI norte-americano que vive em Portugal há vários anos.

Ao longo dos seis minutos, Madonna aparece com um véu preto sobre a cara, num único take fechado que pode nem ter sido gravado no País. No elenco é possível reconhecer os atores Alice Medeiros, Marques d’Arede e Miguel Loureiro, e também a modelo Irina Kusnezova.

Além do regresso à iconografia católica, muito explorado na sua carreira, a cantora traz sonoridades com toques experimentais (piano e efeitos eletrónicos) e também varia entre a parte vocal e uma declamação na parte final.

A letra de “Dark Ballet” discute questões como egoísmo, fama e injustiça e o resultado é quase um manifesto.  O realizador foi o holandês Emmanuel Adjei, que tem raízes no Gana.

O vídeo termina com uma citação do próprio Mykki Blanco: “Tenho andado nesta terra, negro, gay e seropositivo, mas nenhuma ofensa contra mim é tão poderosa quanto a esperança que tenho cá dentro.”