NiTfm live

Música

Lady Gaga acusada de plágio por causa de “Shallow”

Em causa está uma alegada cópia da melodia da música "Almost" de Steve Ronsen.
"Shallow" ganhou um Óscar.

Lady Gaga e os compositores do tema “Shallow”, estão a ser acusados de plágio. Em causa estão as alegadas semelhanças na melodia com o tema “Almost”, de Steve Ronsen, lançado em 2012.

O compositor relativamente desconhecido ameaçou a artista com um processo multi milionário e afirma que a melodia de “Shallow” foi roubada do seu tema “Almost”. Steve Ronsen alega que nos dois temas é usada a mesma progressão de notas. O tema do autor foi publicado na plataforma SoundCloud seis anos antes do lançamento de “Shallow”, tema do filme “Assim Nasce Uma Estrela”, protagonizado por Lady Gaga e Bradley Cooper.

Orin Snyder, advogado da cantora, citado pelo “The Independent”, afirmou que “Ronsen e o seu advogado estão a tentar fazer dinheiro fácil às custas de uma artista de sucesso”. “É vergonhoso e errado”, continuou.

Já o advogado de Steve Ronsen referiu ao “Page Six” que: “Num esforço para resolver este assunto de forma amigável, o meu escritório entrou em contacto com a equipa legal da Lady Gaga, e forneceu a seu pedido um relatório de um respeitado musicólogo e professor que confirmou que há semelhanças significativas de tempo, melodia, ritmo e harmonias entre os dois temas”.

“Shallow” foi escrito por Lady Gaga, Mark Ronson, Andrew Wyatt e Anthony Rossomando. O tema valeu à artista um Óscar em 2018.

Recorde-se que no passado dia 29 de julho, a cantora Katy Perry foi condenada por plágio pelo tema “Dark Horse” e terá de pagar mais de 2,1 milhões de euros ao rapper Marcus Gray, compositor da música “Joyful Noise“.

Ouça os dois temas, “Shallow” e “Almost”, e compare.