NiTfm live

Música

Jazz invade as Aldeias do Xisto com artistas nacionais e estrangeiros

O primeiro concerto do evento XJazz é no dia 20 de julho, sábado, na Pampilhosa da Serra.
William Parker e John Dikeman (foto: Dawid Laskovsky)

Os encontros de jazz nas Aldeias do Xisto acontecem entre os dias 20 de julho e 15 de setembro. Músicos de renome nacional e estrangeiros reúnem-se no XJazz 2019 e mergulham na realidade destes sítios para se inspirarem.

O primeiro concerto junta os norte-americanos William Parker (contrabaixo), Hamid Drake (percussão) e John Dikeman (saxofone) e o português Luís Vicente (trompete). Está marcado para o dia 20 de julho, na aldeia do xisto de Fajão, na Pampilhosa da Serra.

Na Barroca, no Fundão, vai acontecer o projeto Siu Kiu, de Maria Villanueva e Vânia Couto. Entre os dias 23 de julho e 6 de agosto, as artistas vão fazer recolhas de músicas tradicionais na Galiza e no Pinhal Interior para trabalhar em novos temas que serão gravados a 4 de agosto com participação especial do baixista Yoshida Carvalho e do vibrafonista Lucas de Centi.

No dia 24 de agosto, o músico João Firmino (guitarra e voz) e Joana Espadinha (voz) apresentam-se na aldeia do Gondramaz, em Miranda do Corvo.

Para encerrar a edição 2019 do XJazz, a 15 de setembro, o paisagista sonoro Luís Antero convida artistas para trabalharem sobre as gravações das paisagens sonoras já efetuadas, mas também para juntarem novos sons e performances no concerto Xisto Sonoro, na aldeia de Cerdeira, na Lousã.

A programação completa pode ser consultada no site das Aldeias do Xisto.