Música

O Noites Ritual está de volta ao Porto e é grátis

Rita Red Shoes e The Legendary Tigerman são alguns dos nomes que vão passar pelo palco dos Jardins do Palácio de Cristal.

Isto promete.

Um dos mais antigos festivais de música do País, que acontece desde 1992, está de volta aos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto. O Noites Ritual está marcado para esta sexta-feira e sábado, 15 e 16 de setembro, e é de entrada livre.

Para celebrar os 25 anos de festival, a organização preparou um cartaz especial com nomes que fizeram parte do percurso deste evento.

Os Repórter Estrábico, que participaram em 1992, 1996, 1999 e 2002, vão abrir o Noites Ritual, inaugurando o palco montado na zona do Rossio, em frente ao Pavilhão Rosa Mota, na sexta-feira, às 23 horas. Na mesma noite, pela meia noite e meia, sobe ao palco The Legendary Tigerman, depois de já ter atuado no festival em 2004 e 2010.

No segundo dia, 16 de setembro, são os Sean Riley & The Slowriders, às 23 horas. Para terminar em grande, à meia noite e meia, junta-se à festa Rita Redshoes, que integrou o cartaz em 2008 e 2015. Mais uma novidade: a cantora e os The Ritual Band vão depois cantar alguns dos temas de bandas que marcaram o festival, como Ornatos Violeta, Deolinda, Clã, The Gift, Capicua e David Fonseca. O cartaz completo está disponível online.

Para manter a tradição, o programa inclui o habitual Mercado Ritual (com roupa e acessórios, peças feitas à mão e artigos em segunda mão) e exposições. Para este ano está marcada também a apresentação de um documentário sobre a história do festival.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo