Música

Este festival em Leiria tem concertos, jantares temáticos e workshops

O Festival A Porta vai acontecer entre 16 a 24 de junho.

Este festival tem um pouco de tudo

Entre 16 a 24 de junho, Leiria vai receber a quarta edição do Festival A Porta. E não pense que o programa é feito apenas de música. Este ano, o evento apresenta mais de 100 atividades.

Estão marcados concertos gratuitos de nomes como Bonga, Conan Osiris, Filho da Mãe e Fugly. Porém, há três concertos que são pagos. Os bilhetes para Dead Combo são de 12,50€ (bilhetes à venda no Teatro José Lúcio da Silva) e os de First Breath After Coma e convidados na Villa Portela ficam a 10€, bem como os de The Parkinsons no Stereogun. Nestes dois últimos casos, os bilhetes estão à venda no Praça Caffèe e no Alquimia, em Leiria. Também pode adquiri-los online.

O festival conta, ainda, com coros juvenis, atuações de escolas de danças e DJ sets. Além disso, vão acontecer vários micro concertos em pequenas lojas da Rua Direita.

Outra das vertentes do festival é a apresentação de uma exposição coletiva de artes visuais. A iniciativa chama-se “Casa Plástica” e ocupa o antigo edifício da EDP, ao lado do Jardim Vala Real. É lá que poderá ver fotografias, esculturas e memórias de um espaço que já foi o escritório de uma central de distribuição elétrica. A exposição inclui trabalhos de dezenas de artistas visuais. É lá que também pode participar em workshops, desde que faça a inscrição online antes.

E a lista continua, já que o Festival A Porta terá, por exemplo, bailes folk, jogos de tabuleiro, ioga, escape rooms, danças urbanas, oficinas de cinema de animação e construção de máscaras e de livros.

Para aliar a boa música à comida, à semelhança das edições anteriores, o evento terá, ainda, jantares temáticos. São refeições com sabores do mundo em jantares às cegas. No entanto, as inscrições para esta atividade já esgotaram.