NiTfm live

Música

Chyna tem um novo single — já se pode ouvir “Moway”

O rapper português acaba de lançar uma faixa solta com direito a videoclip.
O rapper tem um novo single.

Nos últimos anos, o rapper Chyna tem-se afirmado como uma potência cada vez maior no panorama do hip hop nacional. O artista português tem agora um novo single, “Moway”, que foi lançado este sábado, 30 de março.

É uma faixa solta — com direito a um videoclip realizado por Nicandraw. Já não é a primeira vez que ambos trabalham juntos. “O que quero transmitir com este som é que as pessoas não podem desistir dos seus sonhos, por mais dificuldades que apareçam nas vidas ou nas carreiras”, conta à NiT.

E acrescenta: “Como digo no ‘Faz por Ti’, eu vim cá para causar impacto e para vingar. Não quero que isto seja uma coisa passageira e acho que toda a gente devia encarar o seu trabalho e a vida assim. Se é isto que eu quero, é por isto que tenho de correr atrás.”

O tema tem um instrumental produzido por 2Mas, um colaborador de Chyna que vive em Londres, no Reino Unido. “O beat é do 2Mas, um rapaz que conheci através de outro amigo meu, que já tinha trabalhos com ele. Houve um dia em que ele me perguntou se me podia enviar um beat, eu disse que sim e estava num bloqueio criativo um bocadinho drástico nessa altura. Ele enviou-me o beat para aí às duas da manhã e mal o ouvi comecei a escrever e senti que era a sonoridade de que eu precisava para transmitir o que queria aos meus ouvintes. Basicamente foi amor mútuo entre mim e o beat.”

O rapper conta-nos ainda o que podemos esperar nos próximos meses. “Estou a trabalhar, cada vez mais rigoroso, no processo criativo. Este ano hei-de lançar mais cenas e espero que sejam consistentes e que surpreendam o meu público. Estou concentrado e a seguir o meu caminho. Nada nos pára agora, viemos para vincar o nome da crew, 1542. Estamos todos unidos a trabalhar.”

Chyna chama-se, na verdade, João Silva. Começou por dar nas vistas — pelo menos para um público maior — quando lançou no final de 2016 o single “AMFL”, com a participação de Porchy. Seria o primeiro avanço do EP “Made in Chyna”, uma colaboração com o produtor Fumaxa. Foi editado em julho de 2017 e foi bastante elogiado pela comunidade ligada ao hip hop e pelos seus pares. “We Don’t Play” e “Real” foram os outros singles desse projeto que serviu para apresentar Chyna ao mundo.

O passo seguinte na ainda jovem carreira deste rapper foi um novo EP, mais uma vez em simbiose com um produtor específico. Desta vez foi Duque, que também pertence ao coletivo 1542, o escolhido para dar uma base instrumental às rimas de Chyna. Também é ele que acompanha o rapper ao vivo enquanto DJ. O EP “Done Already” foi lançado oficialmente em junho do ano passado. Desde então já ouvimos os singles “Faz por Ti II”, “Fuck the World” (com scratch de DJ Kronic), “REC” e “Keep It Real”.

A música de Chyna vive num equilíbrio entre a tradição do hip hop — influenciada pelos grupos que cresceu a ouvir — e uma sonoridade mais contemporânea e refrescante que faz com que tenha um público diversificado e heterogéneo, desde a velha guarda aos novos amantes da cultura hip hop.

1542 é, já agora, o número de alvéolo do parque de campismo da Costa da Caparica, onde Chyna e os amigos sempre passaram férias, apesar de este rapper viver na zona de Queluz e Massamá, no concelho de Sintra. Cresceu a ouvir nomes como Boss AC, Valete, Regula, Sam The Kid, Allen Halloween, Mind da Gap ou G-Unit, entre tantos outros. Estreou-se em 2013, quando foi convidado por um amigo chamado Sublim para fazerem um projeto conjunto com o título “No Mercy”. Desde então não tem parado e a história de Chyna continua a ser construída.