NiTfm live

Cultura

Os bilhetes para os espetáculos estão mais baratos esta segunda-feira

Promotores vendem ingressos com IVA a 6% em forma de protesto, entre as 10 horas e a meia noite.

Há que aproveitar hoje.

Os promotores de espetáculos estão a vender, esta segunda-feira (5 de novembro), bilhetes para mais de 200 espetáculos com IVA a 6%, em protesto à aplicação da taxa de IVA a 13%. A redução acontecerá apenas entre as 10 horas da manhã e a meia noite.

Esta é já a segunda vez que a Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE) lança uma iniciativa semelhante, depois de no dia 13 de abril deste ano ter também protestado. Em cima da mesa está a proposta de Orçamento de Estado para 2019, que prevê uma descida do IVA de 13% para 6% em espetáculos que tenham lugar em recintos fixos. A ideia é que um mesmo conteúdo artístico possa ter taxas diferentes de IVA, consoante o local onde é apresentado.

A APEFE defende assim que não deverá haver cultura nem público de “primeira” ou de “segunda”, acrescentando que a medida viola a Constituição negando “o acesso a todos os cidadãos à fruição cultural”. A associação prevê que os concelhos e freguesias do país que não tenham salas de espetáculos e utilizem, por isso, outros recintos para garantirem a oferta cultural aos seus concidadãos, venham a ser assim discriminados.