NiTfm live

Música

Mimo Festival: Amarante vai receber concertos gratuitos, cinema e workshops

Criolo, Salif Keita, Mayra Andrade e Samuel Úria são alguns dos nomes que vão subir ao palco.

O Mimo Festival Amarante regressa à cidade no próximo fim de semana, entre 26 e 28 de julho. São três dias de muita música, cinema, workshops e outras iniciativas. O melhor é que é tudo gratuito.

A quarta edição do festival acontece nas margens do rio Tâmega. Vai haver concertos de Criolo, Salif Keita, Mayra Andrade, Samuel Úria, Stereossauro (com os convidados Camané e Capicua), Fortuna e DJ Ride, entre outros.

Ao mesmo tempo decorre a programação de cinema com foco em vários géneros musicais. “Com a Palavra, Arnaldo Antunes”, de Marcelo Machado; e “Onde Está Você, João Gilberto?”, de Georges Gachot, são algumas das produções que serão exibidas. 

Já no Fórum de Ideias, no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, Criolo fala sobre “A Música como Instrumento de Consciencialização”; Salif Keita vai partilhar um pouco da sua história e carreira; e Seun Kuti vai explicar a “Origem, Herança e Evolução do Afrobeat”.

Há ainda um programa educativo no Centro Cultural Amarante, com vários workshops de alguns dos artistas que atuam no festival, exposições, sessões de poesia e um roteiro cultural durante todas as manhãs. Algumas das atividades necessitam de inscrições prévias, que podem ser feitas no site do Mimo. A programação completa também pode ser consultada online.