NiTfm live

Música

A última grande festa de hip hop do ano é este sábado

Acontece no Mercado da Ribeira, em Lisboa. DJ Kwan celebra 20 anos com Sam The Kid, Holly Hood e DJ Glue.
DJ Kwan está a celebrar os 20 anos de carreira.

Foi um bom ano para todos os fãs de hip hop em Lisboa — com todas as festas, concertos e festivais que houve dedicados ao género. Este sábado, 8 de dezembro, acontece, muito provavelmente, a última grande festa do ano.

DJ Kwan está a celebrar os 20 anos de carreira e para isso convocou as tropas para festejar no Estúdio Time Out, do Mercado da Ribeira. O DJ dos Mundo Complexo vai tocar a solo, com DJ Glue, o irmão DJ Big e ainda convidou vários rappers para esta noite.

Sam The Kid será o MC anfitrião da festa — uma participação rara de um dos melhores rappers e produtores portugueses. Além disso, tocam Holly Hood, Kappa Jotta e Estraca. Tudo começa às 22 horas: os bilhetes estão à venda por 15€, sendo que no próprio dia o preço sobe para 20€. É um evento promovido pela editora Parkbeat Records, do bar Park.

DJ Kwan tem estado a fazer várias iniciativas de celebração ao longo deste ano.No final de 2017 comecei a planear os live streamings com convidados e também os 20 vídeos que tenho estado a lançar ao longo deste ano, e no inicio de 2018 comecei a idealizar esta festa”, conta à NiT. “E aqui estamos, com uma festa que me dá um orgulho gigante, não só pela qualidade do cartaz mas também porque vou estar rodeado de amigos.”

Kwan pensou no cartaz ao longo do ano. “O line up foi sendo construído no final chegámos ao que idealizei para este evento: ter artistas a representar a nova e velha escola, pessoas que tenham alguma relação comigo e claro, que sejam relevantes. Inicialmente havia a dúvida se haveríamos de fazer um evento só com DJ mas na verdade este formato para mim é o ideal. Isto para mim é verdadeiramente um sonho tornado realidade. Tenho a certeza de que vai ser uma noite memorável.”

E falou-nos ainda de como serão os DJ sets para esta noite. “Vai ser uma noite diferente também pelos DJ sets especiais, uma vez que vou partilhar os pratos com o DJ Glue e o DJ Big, em modo back to back, e depois vou ter alguns convidados surpresa durante a minha parte solo. De resto podem esperar da minha parte aquilo que tenho feito ao longo destes 20 anos: skills, pôr as pessoas a dançar e envolvê-las no espetáculo.”

DJ Kwan preparou um mix exclusivo para a NiTfm a propósito desta festa. Falámos também com Holly Hood, rapper que começou por acompanhar Regula nos concertos e que se lançou a solo em 2016, com um álbum que é uma trilogia, chamado “O Dread que Matou Golias”.

A segunda parte desse disco, “Sangue Ruim”, tem estado a ser apresentada aos poucos. Já conhecemos os singles “Ignorante”, “Cala a Boca” e “Miúda”, que tem um videoclip inovador realizado pelo próprio rapper.

A NiT falou com ele sobre o novo single, que soma quase quatro milhões de visualizações no YouTube. “Fiz a letra para aí um mês antes de o tema ser gravado, mas para mim escrever é sempre um processo de juntar uma data de rimas. E a segunda fase é compores o puzzle com as peças que tens.”

Holly Hood tinha a ideia de fazer um vídeo com esta técnica — o bullet time — há bastante tempo. “Só que aquilo é uma ideia complicada de concretizar, eram necessárias 50 câmaras, então arranjei uma maneira mais eficaz e barata, mas também mais arriscada. Construí uma câmara semicircular que tirasse 50 fotografias ao mesmo tempo.” Foram necessários 80 rolos para gravar o videoclip.

O rapper explicou ainda que “Sangue Ruim” continua a ser criado. “Está tudo encaminhado, tenho os temas e os beats escolhidos, não está ainda tudo gravado porque estou a acabar de escrever coisas. Agora também estou a fazer letras para feats de álbuns de outras pessoas. Está à velocidade natural das coisas.”