NiTfm live

Cinema

“Milagre na Cela 7”: afinal, o que é que significa “lingo lingo”?

O filme pôs meio País a repetir a frase do filme do momento. Fomos à procura do significado.

“Lingo, lingo”, “Şişeler”. São precisamente as primeiras duas expressões que ouvimos sair da boca dos protagonistas de “Milagre na Cela 7” — o filme turco de 2019 que explodiu para a fama nas últimas semanas, assim que foi descoberto na Netflix. Será escusado dizer que a expressão enigmática usada por pai e filha pegou e está por todo o lado.

É, aliás, usada um pouco por todo o filme, particularmente nas cenas mais emotivas, como o reencontro entre Memo e Ova, separados pelos altos muros da prisão. Apesar de ser usada por tantos fãs do drama que continua a não sair do top da plataforma de streaming, poucos saberão o que realmente significa — leia a crítica da NiT.

A expressão tem origem numa canção tradicional de folclore turco, habitualmente usada por dançarinas do ventre nos seus espetáculos. O YouTube está repleto de versões do tema “Lingo Lingo Şişeler”. Uns mais tradicionais, outros mais modernos, mas todos usam a expressão replicada no filme.

As legendas dão imediatamente o significado de şişeler, isto é, garrafas, em tradução direta — o que só aguça mais a curiosidade do que quererá realmente dizer “lingo, lingo”. Na verdade, não quer dizer absolutamente nada. É apenas o cantarolar do tema que, todos os turcos sabem, antecede o já famoso şişeler.