NiTfm live

Televisão

Matay vence a primeira semifinal do Festival da Canção

Conan Osiris, Calema e Ana Cláudia foram os outros apurados no programa da RTP que aconteceu este sábado.
A sua canção é "Perfeito".

Matay, Conan Osiris, Calema e Ana Cláudia. Os quatro intérpretes foram apurados para a final do Festival da Canção. A primeira semifinal do concurso da RTP aconteceu este sábado, 16 de fevereiro, e foi conduzida por Tânia Ribas de Oliveira, Sónia Araújo e Inês Lopes Gonçalves. “Perfeito”, de Matay, foi o tema que teve mais pontos.

João Campos, Soraia Tavares,Ela Limão e Filipe Keil foram os concorrentes que ficaram pelo caminho. 

A segunda semifinal do Festival da Canção, onde serão apresentadas as restantes oito canções, está marcada para o próximo sábado, 23 de fevereiro. A grande final acontece a 2 de março na Portimão Arena. Quem vencer o concurso vai representar Portugal na Eurovisão, que este ano decorre em Telavive, em Israel.

Eslovénia, Bielorússia, República Checa, Montenegro, Chipre, Sérvia, Finlândia, Polónia, Hungria, Estónia, San Marino, Islândia, Geórgia, Austrália, Bélgica, Ucrânia e Grécia são os países que vão competir diretamente com Portugal na primeira semifinal. Há dez concorrentes de cada semifinal que são apurados para a derradeira prova.

Para a final estão garantidos os lugares do país anfitrião, Israel — já que no ano passado quem venceu a Eurovisão foi Netta, com “Toy” — e dos países chamados Big Five. São eles Espanha, França, Itália, Alemanha e Reino Unido. Leia o artigo da NiT sobre o motivo pelo qual estes países estão automaticamente classificados para a final da Eurovisão em todas as edições.

No ano passado — em que a final da Eurovisão aconteceu pela primeira vez em Lisboa — a canção portuguesa ficou em último lugar da classificação. Foi uma derrota para “O Jardim”, de Cláudia Pascoal e da compositora Isaura.