NiTfm live

Livros

Transforme as suas conversas de WhatsApp num livro

O projeto chama-se zapptales mas, para já, não originou nenhum Nobel da Literatura.

Preciosas memórias que não deseja apagar nem por nada, diálogos atulhados de lixeira verbal típica de noites regadas a álcool, tudo é possível no universo do WhatsApp. E agora será igualmente possível documentar as conversas da aplicação num livro físico através do projeto zapptales.

“Para muitos de nós, o WhatsApp tornou-se num documentário contínuo das nossas vidas. Nele, partilhamos todo o tipo de pequenos e grandes momentos com os que nos são mais próximos. É mesmo a forma moderna de ter um diário”, conta Anna do projeto zapptales à revista Dazed. “Ao mesmo tempo, já não se trata apenas de nós próprios, mas também daqueles com quem falamos por chat”.

O projeto surgiu quando o co-fundador Daniel, desejou manter o controle de algumas mensagens enviadas para o messenger, depois de se tornar tio. 

Funcionando de uma forma muito simples, o processo envolve uma prévia seleção de mensagens que são enviadas para o zaaptales, bastando depois, e através do software, escolher o tipo de capa — que pode ser dura ou não — assim como todo o restante design. Um livro de capa dura com 150 páginas custa em média 29,99€.

De acordo com a equipa do zapptales, todo o processo é encriptado e as conversas podem ser removidas manualmente ou antes apagadas automaticamente 14 dias depois do último login.

“A nossa maior encomenda, até hoje, foi a história de amor de um casal que originou 4000 maravilhosas páginas distribuídas por 20 volumes. Os nossos clientes são tão diversos quanto a comunidade do WhatsApp”, conta Ana. Em menos de um ano já venderam cerca de 10000 livros.

Visite o site e crie o seu bestseller.