Livros

Todas as Feiras do Livro que pode visitar no Algarve este mês

Se estiver de férias pela zona mais a sul do País, leve alguma história para ler na praia.

Acontecem todas à noite, depois da praia.

Protetor solar? Check. Óculos de sol? Check. Água? Check. Sandes para meio da manhã? Check. Saco com ancinhos e baldes para os miúdos, entre outras tralhas? Check. Chapéu de sol? Ficou no carro. O que falta? Um bom livro para ler na praia, claro.

Se estiver de férias pelo Algarve durante o mês de agosto, não se esqueça de levar para a praia — além de todas as coisas essenciais — um bom livro. Pode ser a melhor companhia para quando estiver a secar, depois de dar uns mergulhos no mar, ou para quando estiver à sombra nas horas de maior calor.

Há quem prefira romances leves, outros gostam de thrillers assustadores. Há quem adore biografias com histórias incríveis e até quem aproveite para estudar um tema específico ou ler um manual de auto-ajuda. E não se esqueça de comprar uma história para os miúdos.

O que não faltam são opções nas várias feiras do livro que durante esta época acontecem em várias cidades do Algarve. Muitas delas têm novidades, que chegaram há pouco ao mercado, mas também há livros clássicos e até algumas edições especiais e raras.

A NiT diz-lhe por onde passar para comprar um ou dois livros para ler nestas férias.

Altura

A Feira do Livro de Altura volta a ocupar a Zona de Lazer de Altura, junto da Avenida 24 de Junho, até 16 de agosto. É uma iniciativa da Câmara Municipal de Castro Marim, que terá sessões de autógrafos com alguns escritores. Funciona todos os dias entre as 20 horas e a meia-noite.

Faro

A 42.ª edição da Feira do Livro da Cidade de Faro acontece no Jardim Manuel Bivar até 12 de agosto. Funciona sempre das 20 horas à meia-noite, para levar os livros para a praia no dia seguinte, e a organização é da câmara municipal.

Lagos

A Feira do Livro de Lagos começou na sexta-feira, 3 de agosto, e prolonga-se até dia 13, a próxima segunda-feira. Acontece na Praça do Infante, todos os dias entre as 18 horas e a meia-noite. Trata-se de uma parceria da câmara municipal com livreiros locais.

Monte Gordo

A feira do livro de Monte Gordo acontece na Avenida Marginal, entre as 19 horas e a meia-noite. Pode ser visitada até 15 de setembro e também inclui algumas tertúlias com escritores e apresentações de livros.

Portimão

Já a Feira do Livro de Portimão funciona até 24 de agosto na zona ribeirinha, junto à bomba de gasolina da Repsol. Funciona sempre entre as 19 horas e a meia-noite. É uma iniciativa conjunta entre a livraria e papelaria Elifalma e a câmara municipal.

Quarteira

Este ano, a Feira de Verão da Quarteira mudou-se do Calçadão, junto da praia, para dois quarteirões acima, para a zona à volta do Jardim Filipe Jonas. A mudança gerou até alguma polémica, de artesãos que não queriam abandonar aquela zona — afinal, a feira acontecia ali há 40 anos.

A feira do livro, que funciona em conjunto com a do artesanato, arrancou no início de agosto no mesmo local e fica lá até ao final do mês. Tem bancas de várias editoras e livreiros e funciona todos os dias entre as 19h30 e a uma hora da manhã.