NiTfm live

Livros

Prémio literário José Saramago: está aberto o concurso para a décima edição

Pilar del Rio fará parte do júri. As obras para concurso podem ser enviadas até 15 de maio e o prémio é de 25 mil euros.

A Fundação Círculo de Leitores anunciou a 10ª edição do Prémio Literário José Saramago. O prémio acontece de dois em dois anos e nasceu também como uma forma de homenagear José Saramago, Prémio Nobel da Literatura de 1998.

O jurí, que decidirá o vencedor, é composto por Guilhermina Gomes, Ana Paula Tavares, António Mega Ferreira, Nelida Piñon e, a mulher de Saramago, Pilar del Rio.

Os escritores podem agora enviar as suas obras e a Fundação Círculo de Leitores recebe-as até 15 de maio de 2017. O prémio literário José Saramago pretende distingir uma obra de ficção, romance ou novela – desde que seja escrito em português, devendo ter sido publicadas nos anos de 2015 ou 2016. Em dinheiro, o prémio chega aos 25 mil euros.

O escritor não pode ter mais de 35 anos, e autores premiados não podem voltar a concorrer. E se o júri tem algumas mulheres, o mesmo não se pode dizer dos vencedores que em nove edições apenas premiou duas autoras, Adriana Lisboa e Andre del Fuego.  José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe ou João Tordo são outros dos vencedores e a mais recente edição premiou “As Primeiras Coisas”, de Bruno Vieira Amaral.

O prémio que pretende promover e divulgar a língua portuguesa, estimulando a criação e dedicação à escrita de jovens autores, será atribuído em outubro de 2017.