NiTfm live

Livros

Pré-publicação: “Preciosa”, de Nelson Nunes, a brutal história de um pai violento

O livro é editado a 7 de maio e o excerto revela um testemunho íntimo e comovente baseado na história real do autor.
Um livro de ficção sobre um tema super atual.

“Em casa, há um homem que diz amar a mulher. Costuma verbalizá-lo depois de uma sessão de pancada com cinto, cabo de vassoura ou apenas com as suas mãos rijas e fortes.” A descrição é de um livro de ficção, mas também é um testemunho de uma realidade assustadora vivida pelo escritor Nelson Nunes.

“Preciosa” chega às livrarias esta-terça-feira, 7 de maio. O primeiro romance do autor é um marcante relato pessoal sobre o sofrimento causado por um pai violento. Mistura ficção e realidade com personagens inspiradas na própria família.

A primeira memória de vida de Nelson Nunes é o momento em que ele e a mãe fugiram da casa onde viviam, depois de vários episódios de violência doméstica. Tinha três anos. Durante os oito ou nove anos seguintes, o pai continuou a persegui-los e a ameaçá-los de morte. Entretanto fugiu do País e, apesar de o escritor saber onde ele está, nunca mais quis ter qualquer contacto com ele.

O livro pretende dar esperança a quem sofre com a violência doméstica. Por mais difícil que seja, é importante não perder a esperança e ter força para agir. É também uma homenagem que fiz à minha mãe, porque ela nos salvou. Não foi preciso coragem para escrever sobre o que vivi, porque tenho orgulho de termos ultrapassado isto e sobrevivermos. Além disso, quero chamar a atenção de quem toma decisões e legisla no nosso País, porque o tempo é crucial quando estamos a falar de vítimas de violência doméstica”, conta Nelson Nunes à NiT.

Em “Preciosa”, a história é contada a partir do ponto de vista de Marco, um miúdo que teve a infância estilhaçada pelas marcas de um pai agressor, mas foi salvo mãe. 

“Escrevi na primeira pessoa e foi quase como uma experiência fora do corpo, a imaginar uma criança que estava a viver aquela violência. Enquanto escrevia, o mais duro foi colocar-me na pele da minha mãe e imaginar o que ela passou.”

Este é a quinta obra de Nelson Nunes — os quatro primeiros são livros de não ficção. Custa 15,95€ e é editado pela Planeta. Antes da chegada às lojas, a NiT faz a pré-publicação de alguns excertos de “Preciosa”.

“Tenho vivido dentro de uma depressão provocada pelo meu próprio pai. É o efeito da sua maldade que me torna o pior inimigo de mim mesmo. A cada semana, há dois dias em que a ansiedade se apodera do que sou. Nessas alturas, espero-o à porta de casa, pensando que é hoje que vem para me assassinar. Pior: é hoje que Esmeralda vai ser morta às suas mãos, como tantas vezes ameaçou, mesmo quando eu não tinha um metro e meio de altura. Mas os dias passam e ele nunca vem. Sobra o medo do amanhã e todas as dores que o de hoje deixou para trás, neste despojo de mim.

Sobreviveremos à ira do pai, mamã?

[…]