NiTfm live

Gourmet e Vinhos

Oprah lança o seu primeiro livro de receitas

São fáceis de fazer, saudáveis e baratas. Mas não, não lhe dão direito a ganhar um carro.

Vince Bucci/Getty Images

Oprah estará para a gastronomia como Maria Leal para a música. Mas isso não impediu a apresentadora/atriz/produtora/empresária/ativista de se lançar num novo negócio, o das receitas. Deixe-se de lado o cepticismo — até porque quem oferece carros a uma plateia inteira merece-o — e dê-se a palavra à própria

“Quando me deparo com algo útil, que me dá prazer ou conforto, quero que toda a gente o conheça também. E foi assim que este livro de receitas aconteceu. É a história da minha vida, contada através da comida.”

O livro chama-se “Food, Health and Happiness” e oferece 115 receitas para “grandes refeições e uma vida melhor”. A temática é, naturalmente, saudável, muito por culpa da ligação de Oprah Winfrey à “Weight Watchers”, a empresa norte-americana que oferece serviços de acompanhamento de dietas e nutrição. E, claro, um reflexo da própria vida da apresentadora, que tem vindo a lutar contra o peso nos últimos anos.

As receitas, muitas delas feitas em colaboração com outros chefs — o vencedor do concurso “Top Chef”, Mei Lin, ou os seus cozinheiros privados, Rosie Daley e Art Smith —, incluem opções como bacalhau salteado em miso, uma básica sopa de tomate ou um “Sexy Breakfast”, com claras de ovo mexidas, abacate e molho de tomate.

“Food, Health and Happiness” foi lançado nos E.U.A. esta terça-feira, 3 de janeiro. A versão inglesa estará disponível na Europa a 23 de fevereiro, embora ainda não haja data para a chegada do livro a Portugal.

oprah