Livros

O novo livro que ensina coisas indispensáveis aos homens — como fugir de um urso

Aprenda ainda a construir uma jangada, combater um jacaré ou como aterrar um avião quando o piloto tiver um problema grave.

Quando vir um destes, comece a fazer barulho.

Chama-se “Livro Perigoso para Homens”, mas, na verdade, o objetivo deste livro é dar soluções para evitar armadilhas e combater perigos a todos os homens.

Nunca se sabe quando é que vai dar jeito construir uma jangada, combater um jacaré, aterrar um avião quando o piloto estiver incapacitado, apanhar uma truta à mão, lidar com um ataque de pânico, tratar uma picada de alforreca ou coser uma bainha, entre outras coisas másculas.

O livro, escrito por Rod Green, foi publicado a 6 de março e tem 208 páginas. A edição da Guerra & Paz está à venda por 15,90€. A NiT reuniu alguns dos sábios ensinamentos incluídos no “Livro Perigoso para Homens”.

Como construir uma jangada (naquelas situações do dia a dia em que é mesmo preciso)

“Estás a meio de uma aventura e decides que precisas de viajar pelo rio em vez de ires a pé. Talvez tenhas carga para carregar, ou um colega magoado para transportar. Ou talvez te apeteça simplesmente mudar de ares. Podes passar dias ou semanas a construir uma fabulosa canoa, ou podes poupar tempo e dedicar apenas umas horitas a construir uma jangada. Se for feita como deve ser, uma jangada é uma construção de engenharia maravilhosamente simples e eficaz que irá com certeza deixar-te satisfeito ao considerares a eficaz equipa que tu e a natureza fazem.

De que vais precisar:

— Uma faca

— Um pouco de corda

— Tronco

— (e talvez uma serra)

Como proceder:

Primeiro, precisas do material básico — troncos. Se tiveres sorte, vais encontrar uma reserva de troncos caídos, todos com a forma e o tamanho certos. Mas o mais provável é teres de ser tu próprio a cortá-los (depois de te certificares de que isso é legal na região onde te encontras). Procura algumas árvores jovens de tamanho médio. És bem capaz de não ter trazido a tua coleção inteira de instrumentos quando começaste a viagem, mas, com sorte, lembraste-te de incluir uma serra de fio no teu kit. Caso contrário, vais ter de continuar a viagem em terra firme apenas.

Decide o tamanho que a jangada vai ter. Dois metros de comprimento e largura deverão ser mais do que suficientes para uma jangada para uma pessoa. Vais precisar de troncos suficientes para os quatro lados da jangada e para o deque.

Começa a construção junto à beira da água. Não vais querer ter de carregar a jangada ao longo de uma grande distância para poderes partir nela. Pega em quatro dos troncos e serra um parte com poucas polegadas de comprimento. Põe dois destes troncos serrados paralelos um ao outro, a pouco menos de um tronco de distância um do outro. Põe os outros troncos serrados para um lado.

Pega em mais dois troncos, estes não serrados, e forma um quadrados com cantos sobrepostos. Amarra os cantos com a corda, começando com um nó de porco e terminando com um nó de mão em cada canto. Estás agora pronto para estabelecer o deque, amarrando cada novo tronco à armação antes de a atares com um nó simples. Os troncos devem ter todos tamanhos semelhantes, mas certifica-te de que quaisquer troncos maiores estão bem distribuídos. Quando o deque estiver pronto, põe os dois últimos troncos serrados sobre as pontas dos troncos do deque. Amarra os cantos como antes, e acrescenta umas amarras extra ao longo do meio da jangada.

Arranja um ramo comprido para dirigires a tua embarcação. Desfruta do teu novo posto de almirante da frota.”