NiTfm live

Livros

Dia Mundial do Livro: Fnac e Bertrand vão oferecer livros esta terça-feira

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa também vai ter iniciativas especiais para celebrar este dia.
A iniciativa decorre esta terça-feira, 23 de abril.

Esta terça-feira, 23 de abril, celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. Para assinalar a data, a Bertrand Editora, as lojas da Fnac e a Biblioteca da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vão oferecer livros.

Se quiser receber um livro da Bertrand, só precisa de aparecer nas instalações da Bertrand Editora — na Rua Prof. Jorge da Silva Horta, 1 — na zona de Benfica, em Lisboa, entre as 15 e as 18 horas. Os livros serão distribuídos até se esgotarem os exemplares disponíveis. Serão apenas publicações das chancelas da Bertrand Editora, incluindo obras recentes. Apesar de não se saber ao certo quais é que poderá levar para casa, entre os títulos mais famosos deverão estar “Samitério de Animais”, de Stephen King; “Contador de Histórias”, de Jeffrey Archer; ou “A Vida Oculta das Coisas”, de Cláudia Cruz Santos.

No mesmo dia, a Fnac vai lançar um movimento de leitura para distribuir gratuitamente mais de dois mil livros através de dez ciclistas que estarão a percorrer Lisboa entre as 8 e as 16 horas.

O trajeto começa no Terreiro do Paço, mas esteja atento ao Twitter e ao Instagram da cadeia de lojas para desvendar as pistas que vão sendo publicadas sobre a localização dos distribuidores. Pode ainda tirar uma fotografia com o livro novo e partilhar, publicamente, no seu Instagram com a hashtag #TensTantoParaLer e identificar a Fnac Portugal. Os participantes desta iniciativa habilitam-se a ganhar 100€ em livros em cartão oferta Fnac.

A Fnac irá distribuir 100 sugestões de leitura aconselhadas por personalidades de diferentes áreas, como o chef Kiko Martins, o escritor João Tordo, o músico Fernando Ribeiro ou o radialista e argumentista Nuno Markl. Estão todas compiladas em “Um Livro com Livros”, editado pela Fnac de propósito para este dia.

Neste Dia Mundial do Livro, as lojas Bertrand e Fnac terão ainda descontos entre os 20 e os 50 por cento em todos os livros, incluindo as novidades.

A Biblioteca da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no Largo Trindade Coelho, também tem uma campanha especial para este dia. As obras oferecidas irão variar entre livros técnicos, históricos ou romances. Cada pessoa poderá levar para casa até um máximo de dois exemplares. Para isso, os leitores terão apenas de se dirigir à biblioteca entre as 9h30 e as 17 horas.

Além de todas estas campanhas, os Fóruns Fnac vão receber várias turmas de escolas primárias para a conhecida Hora do Conto. Nesta edição especial, os miúdos poderão ouvir interpretações das mais célebres obras literárias infantis portuguesas e internacionais. A Fnac e o Plano Nacional de Leitura 2027 organizaram ainda a marcha mani-FESTA-te pela Leitura, com início marcado para as 14h30, na Praça Luís de Camões. A partir daí, serão feitas várias paragens para leituras em voz alta até à paragem final, na Fnac dos Armazéns do Chiado.

Já a Biblioteca da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa terá o Encontros Imaginários, onde um moderador vai lançar temas sobre a vida de autores como Luís Vaz de Camões, Alexandre Dumas e Gabrielle D’Annunzio através das interpretações de vários atores. O evento decorre entre as 17h30 e as 18h45. Tem entrada gratuita, mas é limitado a 60 participantes — por ordem de chegada.