NiTfm live

Livros

Morreu o Nobel da Literatura Derek Walcott

O escritor da ilha de Santa Lúcia, nas Antilhas, tinha 87 anos. Venceu o prémio da Academia Sueca em 1992.

Morreu por causa de uma doença prolongada

Morreu esta sexta-feira, 17 de março, o escritor Derek Walcott, que venceu em 1992 o Nobel da Literatura. O poeta da ilha de Santa Lúcia, nas Antilhas, tinha 87 anos e morreu em casa por causa de uma doença prolongada.

Outro dos prémios importantes com que foi distinguido ao longo da sua carreira foi o T.S. Eliot para a Poesia, em 2011. As obras do autor que mais se destacam são a antologia “In a Green Night: Poems 1948-1960” e “Omeros”, inspirado em “Ilíada” e “Odisseia” do grego Homero.

Derek Walcott também escreveu peças de teatro e foi professor de Poesia na Universidade de Essex, no Reino Unido, entre 2010 e 2013. Foi convidado para o cargo depois de ter desistido de uma candidatura para a universidade de Oxford.

O escritor afastou-se dessa candidatura na sequência de uma série de alegações de assédio sexual feitas por uma estudante em Harvard, nos EUA, nos anos 80. Contudo, a professora escolhida em seu lugar, Ruth Padel, só durou nove dias no cargo. Demitiu-se quando foi revelado que tinha sido ela a responsável pela divulgação das alegações durante a candidatura dos dois.