NiTfm live

livros

Livraria Lello compra primeira edição de Harry Potter por 70 mil euros

Só foram editadas 500 cópias e uma delas está agora no espaço do Porto para ser vista.
Pode ser visto no interior da Lello/ Foto de Marianne M. Helgesen.

Uma primeira edição do livro original de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” pode ser vista na Lello, no Porto. A livraria comprou um dos raros exemplares à Blackwell’s, em Oxford, no Reino Unido, por 70 mil euros. O negócio foi concluído na quarta-feira, 31 de julho, dia do aniversário da autora J.K. Rowling. 

Esta edição passa a fazer parte do espólio da livraria portuense. Antes de ser feita a oferta, o livro foi examinado pelo bibliógrafo de J.K. Rowling que reconheceu que se tratava de um original. Existia outro exemplar que até já tinha chegado à Lello, mas a escolha acabou por ser o da Blackwell’s por estar em melhores condições.

É um exemplar como este que está agora na Lello.

A livraria tem também outras primeiras edições de seis livros da saga assinados pela autora que estão em exposição. Está a ser preparada uma grande festa para os fãs de Harry Potter no próximo dia 13 de setembro. A Lello irá divulgar a programação em breve.

Segundo o jornal “Expresso”, a livraria tentou ainda comprar uma primeira edição de “Os Lusíadas” e da “Gazeta da Restauração”, mas os negócios não foram conseguidos.