NiTfm live

Livros

“La Casa de Papel” chega às livrarias — Netflix lança diário de El Profesor

O livro interativo (uma espécie de escape book) está à venda online e custa 22€.
El Profesor é o protagonista do livro.

Se sempre que vê mais um episódio de “La Casa de Papel” se pergunta como é que El Profesor planeou o maior assalto da história, esta é a oportunidade ideal para perceber tudo o que vai na sua cabeça. A Netflix juntou-se ao Grupo Planeta para lançar o seu primeiro escape book, uma espécie de livro interativo cheio de enigmas, em que os leitores se tornam nas personagens principais da história.

“La Casa de Papel – O Diário do Professor”, escrito por Ivan Tapia, está disponível nas livrarias desde 25 de fevereiro, custa 22€ (e pode ser comprado e encomendado online), e promete viciar ainda mais os fãs desta série espanhola cuja quarta temporada estreia a 3 de abril.

Neste escape book, os leitores tornam-se parte da história e têm de resolver todos os desafios propostos se quiserem progredir na leitura do livro. Isto porque os capítulos estão todos desorganizados.

À medida que são confrontados com novos enigmas, os leitores vão conseguindo perceber a ordem correta dos capítulos, uma vez que estes também se baseiam em imagens retiradas de cenas da série original da Netflix.

Vai adorar.

Na sinopse do livro percebe-se em que momento da história estamos e qual é o objetivo final do leitor. Algum tempo depois do assalto milionário à Casa da Moeda, Sergio Marquina, mais conhecido com El Profesor, envia uma encomenda secreta e anónima ao amigo Jero Lamarca, com quem passou parte da infância e adolescência, no Hospital de San Juan de Dios em San Sebastián.

A encomenda continha uma carta sem assinatura, um caderno, uma caixa fechada com um cadeado, uma fotografia de uma máscara de Dalí e um passarinho vermelho em origami. Jero Lamarca percebeu imediatamente quem lhe enviara a encomenda bizarra. Basicamente, o leitor vai ter de ajudar Jero a encontrar El Profesor.

Segundo a Netflix, este não será o único escape book a ser escrito. “Estamos muito animados nesta parceria com o Grupo Planeta, que irá permitir expandir o alcance e o universo de “La Casa de Papel”, “Elite” e “La Casa de Las Flores“, três das nossas séries espanholas mais universais”, explica Francisco Ramos, vice-presidente de conteúdo original da Netflix.