NiTfm live

Livros

Kingpin Books: já abriu a maior loja de BD do País

Existe desde 1999 em Lisboa, mas agora tem um novo espaço cheio de comics, manga e figuras de ação.

São 215 metros quadrados abertos ao público.

Desde 1999 que é uma referência no País inteiro, e acaba de abrir o maior o espaço em Portugal dedicado à banda desenhada. A Kingpin Books tem uma nova casa, na Avenida Almirante Reis, em Arroios, Lisboa, que foi inaugurada no sábado, 21 de abril.

Fica a apenas 10 minutos a pé do espaço na Rua Quirino da Fonseca, onde funcionava desde 2008. “Nessa altura fui um bocado em contraciclo, quando várias lojas fecharam, e abri um espaço na rua, depois de vários anos no centro comercial São João de Deus”, conta à NiT o responsável pela loja, Mário Freitas.

“Tem havido sempre um crescimento progressivo, e nos últimos três anos explodiu, foi fortíssimo. Aquele espaço já não servia as nossas necessidades.” A nova loja tem 215 metros quadrados de área para os clientes, um aumento gigante face aos 40 metros quadrados que o espaço anterior tinha.

“Temos uma área de exposição muito maior, nem se compara. Agora há muitos mais livros expostos na Kingpin. E sempre disse que é muito mais fácil vender um livro com a capa para a frente do que com a lombada.”

O novo espaço, que tem uma mezzanine, será ainda aproveitado para receber workshops com autores de BD. Além de loja, desde 2006 que a Kingpin é editora de autores de BD portugueses e estrangeiros, como Tony Sandoval, Fernando Dordio, Osvaldo Medina, Nuno Duarte, David Soares e Joana Afonso.

Mário Freitas quer ainda aproveitar a loja para promover “festas temáticas, do Halloween ou do Natal” e eventos especiais dedicados aos vários universos da BD. Por lá há comics da Marvel e da DC, e o melhor da manga, a banda desenhada japonesa. “Há largos milhares, nem consigo precisar quantos livros estão à venda.”

Outro dos produtos, e que tem tido mais saída — “costumo brincar que pontapeamos um calhau e há lá uma loja” — são as figuras de ação Funko Pop. “É uma febre que se sente em todo o lado.” E há toda uma parede dedicada a elas na nova Kingpin Books, além de outros itens de merchandising.

O projeto de design e arquitetura foi pensado e executado pelo Verum Atelier, com a ajuda de algumas ideias de Mário Freitas. Há grandes imagens alusivas às BD nas paredes, neste espaço que foi totalmente renovado. Estava fechado há algum tempo e tinha sido uma loja de móveis.

O objetivo também foi manter a Kingpin na zona da cidade onde sempre esteve, até porque está a crescer. “É uma zona em grande crescimento, há uns anos tinha má fama, mas tem vindo a recuperar e tornou-se um prolongamento natural da Baixa de Lisboa. Há imensos hotéis e turistas aqui, muito movimento.”

Carregue na imagem para conhecer melhor o novo espaço.

localização, contactos e horários

morada
  • Kingpin Books [ver mapa]
    Avenida Almirante Reis, 82 A, Lisboa
    1170-097 Lisboa - Portugal
    localizações
    Lisboa, Arroios
site e redes sociais
horários
  • Das: 11:00
  • Às: 20:00
  • Sábado das: 10:00
  • Às: 19:00
  • Fecha ao domingo.