NiTfm live

Livros

Kazuo Ishiguro é o novo Prémio Nobel da Literatura

O anúncio foi feito esta quinta-feira, 5 de outubro, pela Academia Sueca.

O escritor britânico nasceu no Japão em 1954.

Depois da surpresa em 2016, Kazuo Ishiguro sucede a Bod Dylan. O escritor britânico, que não fazia parte dos favoritos, foi o escolhido pela Academia Sueca para vencer o Prémio Nobel da Literatura 2017. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, 5 de outubro, em Estocolmo.

O escritor britânico tem 62 anos. Nasceu em Nagasaki, no Japão, mas vive no Reino Unido desde os cinco anos. Em Portugal tem seis livros editados pela Gradiva. São eles “Os Despojos do Dia”, de 1989, “Os Inconsolados”, de 1995, “Quando Éramos Órfãos”, de 2000, “Nunca me Deixes”, de 2005, “Nocturnos”, de 2009, e “O Gigante Enterrado”, o mais recente, de 2015. “Um Artista do Mundo Transitório”, o segundo livro do autor, foi editado em Portugal pela Livro Aberto.

É Oficial da Ordem do Império Britânico, prémio que conseguiu em 1995, e recebeu ainda a condecoração francesa Chevalier de L’Ordre des Arts et des Lettres. Teve dois livros adaptados para cinema e várias nomeações para o Booker Prize — venceu em 1989, com “Os Despojos do Dia”.