NiTfm live

Livros

Instagram vai ter uma fotonovela especial de Lisboa (com Fernando Pessoa)

É um projeto que irá arrancar nos primeiros dias de novembro e que se chama “Um Sonho de Mil Pess(Lisb)oas”.
Vai começar esta sexta-feira, 1 de novembro.

Se costuma passar algum tempo todos os dias no Instagram, não deixe de passar pela página do ateliê Vuha a partir de sexta-feira, 1 de novembro. É lá que vai poder acompanhar, ao longo dos primeiros dias do próximo mês, uma fotonovela que tem Lisboa como cenário.

A história será dividida por vários pequenos episódios — ou seja, posts no feed —, que serão publicados diariamente nesta conta de Instagram. Tal como uma banda desenhada, vai ter diálogos por cima das fotos e será lida da esquerda para a direita, embora os primeiros capítulos sejam os últimos a aparecer no perfil do Vuha, tendo em conta as características desta rede social.

O enredo? Numa realidade alternativa, o jovem Fernando Pessoa, antes de se tornar num dos maiores poetas de sempre, acorda de repente na Lisboa do futuro (ou do presente), a de 2019. O escritor reconhece alguns prédios, várias ruas, mas as pessoas, os transportes, as roupas e tudo o resto mudou completamente.

Completamente espantado com o que está a ver, Fernando Pessoa percorre os seus locais favoritos da cidade à procura de alguém que conheça, ou em busca de elementos que sejam familiares — em sítios como o Café A Brasileira, a Livraria Ferin, a Academia das Ciências e algumas das principais ruas e praças de Lisboa.

É esta a premissa de “Um Sonho de Mil Pess(Lisb)oas”, o título desta fotonovela, sendo que o poeta protagonista acaba por encontrar ajuda na Academia de Ciências — onde decorre um evento chamado HBB.

É lá que, inspirado pelas suas experiências nesta nova Lisboa e pelas pessoas que conhece, Pessoa traduz os seus sentimentos em palavras e escreve alguns dos seus versos mais conhecidos. De repente acorda, na sua Lisboa, mas sentindo-se tão inspirado pelo sonho que acabou de ter, escreve o que imaginou, o que resulta na obra que conhecemos hoje.

Para complementar, espreite os InstaStories do perfil do Vuha, onde haverá mais cenas, pequenos vídeos de making-of e conteúdos extra.

Este projeto chega na sequência de uma fotonovela que foi publicada no Brasil em 2018, chamada “#CasaCaixa”. Tinha um elenco de atores consagrados e atraiu a atenção de milhares de pessoas.

O sucesso desta forma inovadora de contar histórias nas redes sociais resultou num convite da portuguesa Mariana Gomes, fundadora da agência de comunicação MG Agentia, para o ateliê artístico Vuha desenvolver uma fotonovela em Lisboa.

Depois, juntou-se o evento HBB — House of Beautiful Business, que tem conferências sobre vários temas da sociedade contemporânea, que acabou por ficar envolvido na própria narrativa. Este ano vai acontecer, lá está, na Academia das Ciências e num edifício histórico perto do Terreiro do Paço.

O autor do texto e das fotos será Ravel Cabral, realizador de televisão e encenador, cuja especialidade sempre foi contar histórias e criar personagens — algo que fez na tal “#CasaCaixa”.