NiTfm live

Livros

Este fim de semana há um festival de livros na Margem Sul — Carlão e Bárbara Bandeira participam

O Read On começa esta sexta-feira no Solar dos Zagallos. Mia Couto é outro dos convidados especiais.

O festival dura três dias.

Durante três dias, o Solar dos Zagallos, na Sobreda, no concelho de Almada, recebe o festival literário Read On. A iniciativa arranca esta sexta-feira, 19 de outubro, e prolonga-se até domingo, dia 21.

O público-alvo do festival são os jovens entre 12 e 19 anos — e daí que haja alguns convidados que não encontremos habitualmente em eventos literários. Um dos maiores destaques será a feira do livro deste evento.

O Read On tem uma programação que também inclui workshops de escrita criativa, multimédia, ilustrações, videojogos e banda desenhada. Vai haver ainda espetáculos poéticos de teatro, concertos, sessões para contar histórias e debates com escritores e personalidades associadas à área da cultura.

Um dos maiores convidados é o escritor moçambicano Mia Couto, o autor de “A Água e a Águia”, o livro infantil que chegou a Portugal a 9 de outubro. Vai falar sobre o novo trabalho numa videoconferência em que também participa a responsável pelas ilustrações do livro, Danuta Wojciechowska.

A mais recente obra infantil do biólogo e escritor moçambicano conta a história das grandes águias que sobrevoam a terra.

Quem também irá participar neste festival são os músicos Carlão e Bárbara Bandeira, a autora Margarida Fonseca Santos e os locutores Paulo Fragoso e Eduardo Rêgo.

A entrada é livre, mas é necessário fazer uma inscrição para os workshops. Consulte a programação completa no site da autarquia.

O Festival Read On é organizado pela Câmara Municipal de Almada em parceria com o Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté. O projeto foi cofinanciado pelo programa Europa Criativa, da União Europeia.