NiTfm live

Livros

Filipa Martins vence prémio literário

A Câmara de Esposende atribuiu uma distinção à escritora e cronista da NiT.
É uma das cronistas da NiT.

O Prémio Literário Manuel de Boaventura 2019 foi atribuído pela Câmara de Esposende a Filipa Martins, graças ao livro “Na Memória dos Rouxinóis“. Entre mais de 100 candidaturas, foi a escritora e cronista da NiT a receber a distinção e 7500€. A novidade foi anunciada esta quinta-feira, 21 de fevereiro.

Segundo o júri, é “uma obra reveladora de uma muito assinalável maturidade literária, visível no modo como uma imaginação exuberante se declina numa arquitetura narrativa extremamente precisa”.

O livro, publicado pela Quetzal em 2018, fala de Jorge Rousinol, um matemático galego, que sempre defendeu o esquecimento como o melhor veículo para a tomada de decisões acertadas. No final da vida, encomenda uma biografia sua a uma editora — uma decisão estranha para quem nunca quis recordar.

O Prémio Literário foi criado para homenagear o escritor Manuel de Boaventura, natural de Vila Chã, Esposende, que morreu em 1973.

Filipa Martins também já recebeu o Prémio Revelação da Associação Portuguesa de Escritores (APE), com “Elogio do Passeio Público“, o seu primeiro romance; e o Prémio Jovens Criadores do Clube Português de Artes e Ideias com o conto “Esteira”.