NiTfm live

Livros

Feira do Livro do Porto vai ter 130 pavilhões, hip hop, cinema e humor

A edição deste ano do evento arranca esta sexta-feira, 6 de setembro, e prolonga-se até dia 22.
Passe pela feira até 22 de setembro.

É a partir desta sexta-feira, 6 de setembro, que vai poder visitar a Feira do Livro do Porto nos jardins do Palácio de Cristal. No total, são 130 pavilhões com livros de todos os géneros — do romance à poesia, dos policiais à culinária, dos manuais de auto-ajuda às histórias de terror. Ficam por lá até dia 22.

O grande homenageado nesta edição do evento é Eduardo Lourenço. Em seu tributo, vai ser plantada uma tília naquela que se está a tornar, aos poucos, a Avenida dos Escritores. Já o escritor residente deste ano será Nuno Costa Santos.

José Eduardo Agualusa, Rui Zink, Nuno Artur Silva, João Gobern, Pedro Mexia, Júlio Isidro, Miguel Poiares Maduro, Álvaro Siza Vieira, PZ, Bernardo Pires de Lima, Pilar del Rio, Noiserv, Anabela Mota Ribeiro, Boaventura Sousa Santos e Arnaldo Antunes são alguns dos autores e personalidades que vão fazer parte dos vários debates e tertúlias.

Além disso, há uma série de espetáculos diferentes que vai poder descobrir junto do Palácio de Cristal. “Navio dos Loucos” será uma performance de spoken-word em que serão interpretados poemas de Mário Cesariny, José Anjos ou Daniel Faria.

Há também o espetáculo “Válvula”, sobre as origens do graffiti e que nos quer deixar todos a pensar em questões como: “porque desenhamos nas paredes há milhares de anos?” ou “são esses traços transgressão ou arte, comunicação ou ocupação?”

Maze, um dos rappers do quinteto Dealema, vai também apresentar um espetáculo sobre a sociedade atual em que a palavra é a protagonista.

Não perca ainda o ciclo de cinema, com filmes focados no tema da Europa, comissariado por Guilherme Blanc. “The Devils”, “Sobre a Violência”, “Nada a Esconder” e “Anos de Chumbo” são algumas das produções a que vai poder assistir. Ainda sobre a Europa, não perca o espetáculo satírico de Hugo Van der Ding sobre a história do continente. Conheça a programação completa no site da Câmara Municipal do Porto.