NiTfm live

Livros

Edward Snowden vai publicar um livro de memórias

“Permanent Record” será lançado em setembro e vai contar a história do antigo analista da CIA.
O livro será publicado a 17 de setembro em vários países.

“Eu escrevi um livro.” Foi assim, de forma simples e direta, que Edward Snowden anunciou esta quinta-feira, 1 de agosto, no Twitter, que vai publicar um livro de memórias. O projeto vai ser editado a 17 de setembro em vários países e ainda não há confirmação sobre quando — ou se — vai chegar a Portugal.

Chama-se “Permanent Record” e vai contar a história do próprio Snowden. Começa na sua infância, mas foca-se sobretudo, claro, no trabalho que fez para a CIA e NSA. 

Edward Snowden tornou-se famoso em 2013, quando tinha 29 anos, depois de divulgar informação confidencial sobre programas da NSA — o que alterou para sempre a discussão sobre a privacidade dos cidadãos e a vigilância governamental.

“Tudo o que fazemos agora dura para sempre, não porque nos queremos lembrar, mas porque já não permitem que nos esqueçamos. Ter ajudado a criar esse sistema é um dos meus maiores arrependimentos”, disse ainda o antigo analista informático num vídeo de promoção do livro.

Leia o guia prático da NiT para compreender as revelações de Edward Snowden — publicado na altura em que estreou um filme sobre a sua história. Nessa produção, de 2016, Snowden foi interpretado por Joseph Gordon-Levitt.