Livros

Alvalade vai ser o centro da literatura em Lisboa

Entre 2 e 14 de maio, a freguesia vai realizar uma exposição sobre a escritora Jane Austen, um espetáculo de stand-up e um piquenique onde vai poder trocar livros com desconhecidos. 

A 14 de maio, vai acontecer uma Feira do Livro nos jardins do Bairro das Estacas.

Depois de ter acolhido o Lisbon Week em 2016, Alvalade prepara-se agora para ser a centro da leitura em Lisboa. Com o lema “Conversar sobre os livros é ler com os amigos”, a freguesia vai apresentar entre 2 e 14 de maio várias iniciativas à volta dos livros.

As atividades — que incluem palestras, oficinas e uma feira do livro — são boas para todas as idades e vão estar distribuídas por diversas zonas do bairro, como centros comerciais, museus e escolas primárias.

Os dias 6,7 e 13 de maio vão ser dedicados à literatura infantil. Os miúdos vão poder participar numa oficina de livros pop up (6 de maio, 15h da tarde) — onde vai ser possível transformar alguns desenhos em histórias de fantasia — e visitar a Biblioteca Nacional de Portugal (13 de maio), onde se situa um pequeno hospital de livros que precisam de ser remendados.

Os programas dos outros dias incluem apresentações de livros; uma exposição sobre a obra de Jane Austen, organizada pela Faculdade de Sociais e Humanas de Lisboa; um espetáculo de Poesia Performativa, por Paulo Condessa; e até um espaço onde Rodolfo Castro vai ser o “pior contador de histórias do mundo”, numa atividade reservada para o Dia da Mãe (domingo, 7 de maio).

No auditório da sede da Junta de Freguesia, vai acontecer a conferência “São Livros Para os Meus Ouvidos”, moderada por Carlos Vaz Marques que vai ter a participação de Pedro Mexia e do músico Samuel Úria.

O evento tem entrada livre e termina a 14 de maio, nos jardins do Bairro das Estacas, onde vai acontecer uma Feira do Livro Infantil, das 10 às 19 horas. Além da celebração do 35.º aniversário da coleção de livros “Uma Aventura”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, a organização convida todos os visitantes a levarem livros para que os possam trocar com desconhecidos num pequeno piquenique.

Para se inscrever nas suas palestras favoritas e no espetáculo de stand-up, envie um email para comunicacao@nulljf-alvalade.pt, onde deve colocar o nome, a idade e o contato. Consulte a página oficial do evento para ficar a conhecer estas e outras atividades que fazem parte do programa oficial.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo