NiTfm live

Livros

O que o mundo anda a dizer sobre Bob Dylan

Salman Rushdie diz que é uma "grande escolha", já Alice Vieira não gostou da entrega do prémio ao músico norte-americano.
O músico venceu o Prémio Nobel da Literatura.

Este ano, o Prémio Nobel da Literatura foi atribuído uma semana depois do habitual, na segunda quinta-feira de outubro. A Academia sueca disse que era apenas por uma questão de calendário, mas também houve relatos de que os membros do júri estavam indecisos porque o vencedor deste ano era “especialmente controverso”.

E foi. Bob Dylan venceu o Prémio Nobel da Literatura e é, a partir de hoje, o único músico a ter sido premiado. As reações têm sido diversas, entre aqueles que apoiam o músico norte-americano e os que dizem que o Nobel da Literatura deveria ter sido atribuído a um escritor “a sério”.

Um representante de Dylan recusou fazer comentários à CNBC, já que eram 3 da manhã em Los Angeles, nos EUA, quando o anúncio foi feito pela Academia sueca, sendo que o músico dá um concerto na noite desta quinta-feira, 13 de outubro, em Las Vegas.

Estas foram algumas das reações de escritores, músicos e atores.

Alice Vieira (escritora):“Digam-me que é aldrabice. Digam-me que estão a gozar comigo. Digam-me que o Bob Dylan não ganhou o Nobel da Literatura. Porque se ganhou, eu, se fosse aos galardoados anteriores, devolvia o prémio. Juro.”

Zé Pedro (músico) em entrevista à NiT: “Fiquei muito contente. É uma vitória para a música em geral. Não sou o maior fã do Dylan, mas sou um admirador. É uma referência para várias gerações.”

Samuel Úria (músico) em entrevista à NiT: “Não estava nada à espera, mas fiquei como se o meu pai tivesse ganho um grande prémio de carreira. Bob Dylan é o maior escritor de sempre da história da música. Mesmo que nem toda a gente goste da música dele, tem de se reconhecer a qualidade literária. Merecia ficar na história, não só da música, mas também da literatura. Sempre me influenciou e mudou a minha vida para melhor.”

Carlos Tê (letrista) em entrevista à NiT: “Reagi com surpresa e perplexidade. Nem sabia que o Dylan podia estar numa lista de finalistas. É o reconhecimento da canção popular pela academia, já que pode haver tanta literatura numa canção de três minutos como num livro de centenas de páginas. Sou um fã e cresci a ouvir o Dylan.”

Salman Rushdie (escritor):“De Orpheus a Faiz, a música e a poesia estiveram intimamente ligadas. Dylan é o herdeiro brilhante da tradição dos bardos. Grande escolha.”

Irvine Welsh (escritor): “Eles já incluíram o Don DeLillo no Rock ‘n’ Roll Hall Of Fame, com os Def Leppard e os Slayer?”

Jeff Daniels (ator): “Bob Dylan ganha o Prémio Nobel. Sim, sim, sim.”

Gary Shteyngart (escritor): “Eu percebo completamente o júri do prémio Nobel. Ler livros é difícil.”

Jodi Picoult (escritora): “Estou contente pelo Bob Dylan. Mas isto quer dizer que posso ganhar um Grammy?”