NiTfm live

cinema

Hollywood revoltada com suposta violação em “O Último Tango em Paris”

Vários atores manifestam-se contra a entrevista em que Bernardo Bertolucci admite que Maria Schneider não sabia que ia gravar famosa cena com Marlon Brando

"Fui, de certo modo, horrível para a Maria [Schneider], porque não fui capaz de lhe contar nada do que se estava a passar."

A cena de sexo entre Marlon Brandon e Maria Schneider em “O Último Tango em Paris”, realizado por Bernardo Bertolucci, é uma das mais famosas e polémicas da história do cinema. E 44 anos após a estreia do filme, o pequeno pacote de manteiga volta a lançar um intenso debate em Hollywood.

Numa recente entrevista dada durante um evento de cinema em Paris, Bertolucci confirma que Schneider, que morreu em 2011, não sabia que iria gravar aquela cena de sexo e que a natureza gráfica da mesma foi improvisada no set.

“Estávamos a tomar o pequeno-almoço, eu e o Marlon [Brandon], no apartamento onde filmávamos. No chão havia uma baguette e manteiga. Quando olhámos um para o outro e sem dizer nada, já sabíamos o que queríamos”, contou o realizador. “Fui, de certo modo, horrível para a Maria [Schneider], porque não fui capaz de lhe contar nada do que se estava a passar.”

Bertolucci disse que se sentia culpado por ter destratado Schneider, mas que não se arrepende de ter realizado a cena.

Nada nesta entrevista é original. Ao longo dos anos, e em múltiplas outras entrevistas, o realizador falou sempre abertamente sobre as filmagens e da forma como elas afectaram Maria Schneider.

Ainda em 2013, numa entrevista ao jornal inglês The Telegraph, Bertolucci expressou o mesmo sentimento. 

“Não, eu não me sinto culpado, mas quando ela morreu pensei, ‘Deus, eu sinto muito não poder pedir desculpas pelo que Marlon e eu fizemos com essa cena. O sentimento de humilhação de Maria era muito real, no entanto acho que o que realmente a ofendeu, foi sentir que não tinha sido autorizada a preparar-se para a cena enquanto atriz. Mas eu queria que a reação dela fosse enquanto mulher, e não atriz”.

Vários atores já expressaram o seu desgosto face às notícias que se foram propagando no Twitter. Jessica Chastain escreveu: “O realizador planeou o seu ataque. Sinto-me doente”. Chris Evans twittou que Bertolucci e Brando” deveriam estar presos “. E Ava DuVernay escreveu: “Como mulher, fico horrorizada, enojada e enfurecida por isso “.

twitter
twitter

captura-de-ecra%cc%83-2016-12-04-as-12-08-24 

captura-de-ecra%cc%83-2016-12-04-as-12-09-04

captura-de-ecra%cc%83-2016-12-04-as-12-08-46