NiTfm live

Teatro e exposições

Esculturas invadem a fachada do ViaCatarina Shopping

A instalação “O Caminho Menos Percorrido” de Paulo Ramunni vai estar no centro comercial até ao próximo ano.
Parecem pessoas a sério.

Da próxima vez que andar às compras na Rua de Santa Catarina, no Porto, não vai conseguir deixar de olhar para as esculturas que estão na fachada do ViaCatarina Shopping. As estátuas parecem pessoas que andam livremente pela parede do edifício do centro comercial.

A instalação, criada por Paulo Ramunni, vencedor da quinta edição do VIArtes, chama-se “O Caminho Menos Percorrido” e pretende representar as pessoas que caminham habitualmente naquela rua do Porto. Esta instalação tem 22 esculturas distribuídas pelos 20 metros de fachada, fixas perpendicularmente pelos seus pés nos espaços livres da parede, entre as janelas e a varanda do edifício. Estas figuras representam homens, mulheres e miúdos a caminhar na rua e espelham o que se passa por baixo da fachada.

As estátuas são feitas em fibra de vidro e em diferentes tons, para contrastarem com o ambiente da Rua de Santa Catarina, sendo que as esculturas apresentam as dimensões médias reais das pessoas. Esta foi a forma que Paulo Ramunni encontrou para chamar atenção para a forma “desatenta” como se vive o dia a dia e é ao mesmo tempo um apelo a uma forma de estar mais consciente e mais presente.

Para o artista esta é a forma de o público perceber que “o ‘caminho’ para uma vida mais consciente, muitas vezes, passa por ‘percorrer um caminho’ diferente e, por isso, menos usado pela maior parte das pessoas”. “Olho tudo o que me rodeia e tudo o que não me rodeia, desde as coisas que mexem mais às coisas mais paradas, às que estão fora de mim e às que estão cá por dentro”, revela Paulo Ramunni.

As pessoas suspensas.

O autor da obra “O Caminho Menos Percorrido” é designer e escultor desde 1991. Paulo Ramunni expõe em todo o mundo, tendo trabalhos espalhados por mais de 20 países. Já teve exposições no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (N.Y. MoMa) e peças integradas no livro “Best Of do Design Português” (editado pelo Centro Português do Design), numa seleção das melhores peças de design nacional de sempre.

O concurso VIArtes é, pela quinta vez consecutiva, uma iniciativa que presta apoio e valorização à arte. E é um projeto que atrai visitantes e turistas de todos os pontos do País, que gostam de ver e apreciar estas obras.

Assim, a fachada do ViaCatarina Shopping terá exposta a instalação “O Caminho Menos Percorrido” até outubro de 2020. Com esta iniciativa, o centro comercial reforça a criação artística, sendo um promotor da arte pública, como forma de comunicação e envolvimento dos residentes e visitantes do Porto.

O centro comercial ViaCatarina foi inaugurado em 1996 e conta com mais de 80 lojas. Situado na Baixa portuense, tem uma área com mais de 11 mil metros quadrados. O parque de estacionamento tem lugar para 600 viaturas, e nele fica o novo Rooftop que reabrirá na primavera.

Este artigo foi escrito em parceria com a Sonae Sierra