NiTfm live

Livros

Lisboa tem um novo clube de leitura — com chá e bolos incluídos

O próximo encontro de Um Livro Debaixo da Asa acontece no início de maio. Já pode inscrever-se.
Foto de Ana Morais/Um Livro Debaixo da Asa.

É sempre difícil encontrar tempo para participar em novas atividades com as nossas cada vez mais ocupadas vidas — só que, às vezes, basta pouparmos algum tempo por semana ou por mês para nos dedicarmos a novas coisas. Um clube de leitura enquadra-se bem nesse espírito — e a boa notícia é que há um novo em Lisboa.

Chama-se Um Livro Debaixo da Asa e trouxe um novo conceito de tertúlia à cidade. Os encontros mensais acontecem sempre no espaço do colectivo 71.86, perto de Picoas. Basta escolher um livro inspirado no tema (que muda todas os meses) e de vez em quando até há convidados surpresa. Costuma ser sorteado um livro entre os participantes e no fim ainda há espaço para bolos e chá.

Este clube começou a funcionar em janeiro. Joana Clara, com 30 anos, é a fundadora e considera-se uma mulher multi-facetada. É formada em jornalismo mas não foi aí que começou o seu percurso ligado à escrita, conta à NiT. “Sonhei ser arqueóloga em homenagem à minha mãe e às tardes infindáveis do ‘Tomb Raider’, mas os meus dedos queriam uma partitura com palavras mágicas”, explica.

A escrita é uma paixão que surgiu muito cedo e que a levou em 2011 a criar o blogue “Às Cavalitas do Vento”, fruto de milhares de notas e textos que apontava diariamente em cadernos que tem sempre consigo. Mais recentemente, o amor pela escrita levou-a a fundar este conceito.

Tê-lo criado é algo que revela alguma coragem da parte de quem acha sempre que “ninguém vai aparecer, que ninguém vai ter interesse por um clube de leitura”. O que vale é que acontece precisamente o oposto e há cada vez mais pessoas a aparecer para falar de livros. “Perco-me no cheiro dos livros. Na minha cabeça, o espaço nas estantes da minha casa é infinito — só que não”, diz Joana Clara.

A última edição contou com a presença do escritor João Tordo, o autor de “A Mulher que Correu atrás do Vento”, como convidado surpresa; e Lúcia Vicente, a autora de “Portuguesas com M Grande”.

A inscrição é simples. Basta escolher uma obra inspirada no tema mensal e registar-se na conta de Instagram do projeto. O próximo encontro do clube literário acontece a 4 de maio mas a lotação é limitada, convém não demorar a inscrever-se.