NiTfm live

Cinema

Votação NiT: qual vai ser o Melhor Filme nos Óscares?

“1917”, “O Irlandês”, “Marriage Story” e “Parasitas” são alguns dos nomeados. Veja a lista completa.

Já estamos em contagem decrescente. Falta uma semana para as maiores estrelas de Hollywood vestirem os smokings e os vestidos, atravessarem a passadeira vermelha e chegarem à maravilhosa gala dos Óscares — que este ano não terá apresentador.

A cerimónia está marcada para o próximo domingo, 9 de fevereiro (ou na madrugada de segunda-feira, dia 10, se preferir), no Teatro Dolby, em Los Angeles, nos EUA. Em Portugal vai poder acompanhar tudo em direto a partir dos canais Fox.

Além das melhores piadas e dos discursos mais aplaudidos da noite, aquilo que se espera realmente é descobrir quais são os atores, os realizadores e os filmes distinguidos nesta edição dos famosos prémios. 

A principal categoria da noite é a de Melhor Filme. Este ano há nove nomeados. Um dos grandes favoritos é “1917”, de Sam Mendes. O drama passado na Primeira Guerra Mundial venceu o Globo de Ouro para Melhor Filme de Drama — o que poderá ser um bom indicador para os Óscares.

Por outro lado, “Era Uma Vez em… Hollywood”, o filme de Quentin Tarantino sobre a Hollywood dos anos 60 e 70, venceu o Globo de Ouro para Melhor Comédia ou Musical.

Há ainda o filme sensação “Joker”, que no total tem 11 nomeações. A produção realizada por Todd Phillips, que tem Joaquin Phoenix no papel principal, também é uma das candidatas a ser considerada Melhor Filme no próximo domingo.

“O Irlandês” é outro dos projetos fortes deste ano. O filme realizado por Martin Scorsese, que relata a história de um assassino da máfia — e do seu envolvimento no famoso desaparecimento de Jimmy Hoffa — está nomeado para dez Óscares e pode ter uma chance de ser o Melhor Filme.

Outro filme que estreou na Netflix, “Marriage Story”, também está na corrida — Adam Driver e Scarlett Johansson interpretam um casal a atravessar um divórcio que se torna atribulado.

Provavelmente a maior surpresa desta época de prémios tem sido “Parasitas”, produção sul-coreana que, além de estar nomeada para Melhor Filme Estrangeiro, está a concorrer em categorias tão importantes como Melhor Realizador ou Melhor Filme.

“Jojo Rabbit”, “Mulherzinhas” e “Le Mans ‘66: O Duelo” são as outras hipóteses. Uma semana antes de tudo ficar decidido, a NiT dá a palavra aos leitores.

Qual vai ser o Melhor Filme nos Óscares?